Por Redação
19 de fevereiro de 2026Bebidas não alcoólicas avançam 5,3% em janeiro
Levantamento aponta água e energéticos entre os principais motores de crescimento
O consumo de bebidas no varejo brasileiro registrou crescimento de 4,9% em janeiro de 2026 na comparação anual, com destaque para o desempenho das categorias não alcoólicas, que avançaram 5,3% no período. Os dados são de estudo da Scanntech e refletem o impacto das altas temperaturas e da proximidade do Carnaval no aumento da demanda. Entre as alcoólicas, o crescimento foi de 4,0%.
LEIA TAMBÉM
Primeira edição do ano da SuperVarejo chega de olho na Páscoa!
SV TÁ ON: SuperVarejo e Scanntech anunciam rankings previstos para 2026
As bebidas não alcoólicas foram as principais responsáveis pela expansão da cesta, com liderança da água, que apresentou alta de 11,4% e maior contribuição para o resultado geral. Energéticos cresceram 10,2%, seguidos por chá pronto (9,4%) e refrigerantes (3,6%). Já entre as alcoólicas, a cerveja manteve a maior contribuição absoluta, com crescimento de 3,9%, embora tenha perdido 0,3 ponto percentual de participação em volume total. A categoria de bebidas mistas alcoólicas se destacou com avanço de 22,3% e ganho de relevância no período.
Segundo Matheus Tavares, gerente de Inteligência de Dados da Scanntech, o desempenho reforça mudanças no comportamento de consumo típicas do período festivo. “Os dados de janeiro reforçam a tendência de crescimento das bebidas não alcoólicas neste Carnaval. Entre as alcoólicas, a categoria de mistura alcoólica apresentou crescimento expressivo, possivelmente relacionado à busca por praticidade e opções diferenciadas”, afirma. O levantamento também aponta crescimento em categorias associadas ao consumo sazonal, como carnes para churrasco e petiscos, enquanto itens de perfumaria apresentaram retração na maioria dos segmentos.
