Por Redação
26 de janeiro de 2026Exportações de biscoitos, massas e pães somaram USD 250,5 milhões em 2025
Vendas externas avançam 6,4% no ano, com Estados Unidos, Paraguai e Uruguai como principais destinos
As exportações brasileiras de biscoitos, massas, pães e bolos industrializados cresceram em 2025, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (Abimapi). O setor faturou USD 250,5 milhões no mercado externo, alta de 6,4% em valor e de 1,8% em volume, com embarques de 96,4 mil toneladas no período.
Os Estados Unidos lideraram o ranking de destinos, com USD 47,4 milhões, seguidos por Paraguai (USD 36 milhões) e Uruguai (USD 32,2 milhões). A Argentina aparece na sequência, com USD 30,9 milhões, e foi um dos destaques do ano ao dobrar as importações de produtos brasileiros, impulsionada pela recuperação econômica do país. Chile, Colômbia e Cuba também registraram crescimento próximo de 40% em volume e valor.
Segundo Rodrigo Iglesias, diretor Internacional da Abimapi, o desempenho reflete a intensificação das ações de promoção comercial no exterior. “O ano de 2025 foi sem precedentes, com a maior quantidade de ações já realizadas em apoio à internacionalização de nosso setor”, afirma. A expectativa é que os resultados dessas iniciativas adicionem mais de USD 57 milhões às exportações em 2026.
Os biscoitos lideraram a cesta exportada, com USD 153,4 milhões, puxados principalmente por wafers e biscoitos laminados e recheados. Pães e bolos somaram USD 62,8 milhões, com destaque para o crescimento do pão de forma, enquanto as massas alimentícias registraram o maior avanço percentual, com alta de 17,4% em valor, impulsionadas pela massa instantânea.
No movimento inverso, as importações do setor alcançaram USD 209,1 milhões em 2025, crescimento de 10,7%, resultando em superávit de USD 41,4 milhões na balança comercial. Itália, Polônia, Chile e Espanha foram os principais
