Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
19 de janeiro de 2026

Volta às aulas: lanches práticos, saudáveis e acessíveis estão em alta

Supermercados podem aproveitar sazonalidade para oferecer mix de produtos que facilite a vida das famílias

Com retorno das aulas, volta também a necessidade de pais e responsáveis terem lanchinhos diários para mandar com as crianças para a escola. Os supermercados podem aproveitar o momento para oferecer opções saudáveis, práticas e acessíveis. Frutas frescas, iogurtes, sucos naturais, pães integrais e opções em embalagens individuais podem compor o mix de produtos.

LEIA TAMBÉM

“Aproveite essa sazonalidade para agregar valor para a sua loja e surpreender o consumidor com preço, qualidade e atendimento”, indica Roberto Nascimento Oliveira, professor de Gestão Comercial no Varejo da ESPM. “O lanche escolar é prioridade para as famílias e representa excelente oportunidade de cross-selling entre diferentes seções do supermercado”, completa.

Entre os produtos saudáveis se destacam frutas frescas, iogurtes, sucos naturais, pães integrais, queijos, biscoitos integrais e barras de cereais. Com foco na praticidade, tem bolachas, salgadinhos assados, achocolatados, bebidas lácteas, snacks de frutas desidratadas e opções individuais facilitam o dia a dia. Uma dica do professor da ESPM é também colocar no mesmo espaço soluções que facilitem o lanche, como garrafinhas, potes térmicos, guardanapos, papel filme e lancheiras.

“Misturar hortifrúti, padaria, refrigerados e mercearia ajuda a montar lanches mais saudáveis e, muitas vezes, mais baratos. Um combo com fruta, pão e iogurte costuma sair melhor para o bolso do que um único produto industrializado. Essa integração ajuda o cliente a driblar a inflação”, conta Roberto Kanter, professor do MBA de Gestão Comercial da FGV e Diretor do Canal Vertical.

É importante saber que a preocupação com a saúde não está acima da necessidade de encontrar opções que caibam no orçamento familiar. O ideal é encontrar um equilíbrio.

“Não podem faltar produtos simples, práticos e com apelo mais saudável porque hoje os pais estão atentos a isso e ao preço. Frutas embaladas, iogurtes, sucos sem adição de açúcar, pães, bolos simples, snacks assados e barras de cereal com poucos ingredientes. Com a inflação dos alimentos, opções acessíveis fazem diferença. Às vezes, uma banana bem apresentada vende mais do que um produto ultraprocessado caro”, diz Kanter.

A comunicação no PDV também ajuda a impulsionar as vendas. Oliveira indica fazer um cross merchandising entre as seções do supermercado: “Monte kits promocionais combinando produtos de mercearia, frios, laticínios, hortifrúti e utilidades, por exemplo, um ‘Kit Lanche Completo’, com suco, biscoito, fruta e guardanapo”, afirma.

O importante é chamar a atenção do consumidor no PDV. “Ofereça uma experiência encantadora na loja: realize degustações nos finais de semana, ofereça receituários impressos e crie uma zona de lanches escolares com todos os produtos reunidos para facilitar as compras”, fala o professor da ESPM.

“Uma boa estratégia de comunicação seria o reposicionamento destes itens para áreas de grande circulação na loja, bem como reforçar a visualização deles em gôndolas próximas às filas de caixas para pagamento”, fala Nelson Beltrame, professor da FIA Business School.

Também é bom lembrar que as crianças muitas vezes estão com os pais e os responsáveis nessa jornada. “Para a criança, cor, formato e embalagem chamam mais atenção do que discurso saudável. Para os pais, destaque praticidade, equilíbrio e bom custo-benefício. Em tempos de inflação, comunicar que existem alternativas saudáveis e acessíveis cria confiança e aproxima o cliente da loja”, diz Kanter.

Deixe seu comentário