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Varejo
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Por Redação
22 de julho de 2025

Retail Media In-Store na prática: como dados e telas digitais estão transformando decisões no ponto de venda

Como a integração entre tecnologia, inteligência de dados e comportamento do consumidor está redefinindo o papel do ponto de venda no varejo brasileiro

A evolução do varejo físico não passa apenas pela digitalização de processos, mas pela capacidade de transformar cada metro quadrado da loja em um canal inteligente, responsivo e altamente segmentado de mídia. É nessa interseção entre dados, tecnologia e jornada do consumidor que o Retail Media In-Store ganha tração, assumindo papel estratégico nas decisões do ponto de venda. Com soluções que aliam telas digitais, inteligência artificial e análise de comportamento em tempo real, empresas como Mikro Market e The Led já mostram, na prática, como é possível personalizar campanhas, otimizar resultados e monetizar a atenção do cliente dentro das lojas físicas.

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Para Daniel Yazeji, sócio e diretor comercial da Mikro Market, a mensuração da eficácia das ações de Retail Media In-Store exige uma abordagem robusta e integrada. “Nossa abordagem para medir a eficácia combina inteligência artificial, dados de comportamento do consumidor e performance por tela. Monitoramos métricas como engajamento com promoções, impacto no giro de produtos expostos e aumento de ticket médio. Esses dados são cruzados com o perfil da localidade, seja um condomínio, empresa, hotel, entre outros, para personalizar campanhas de maneira segmentada”, diz.

Segundo Yazeji, essa inteligência permite decisões mais precisas, tanto para os franqueados quanto para os parceiros de mídia. “Conseguimos não apenas aumentar a conversão no ponto de venda, mas também oferecer relatórios claros aos nossos franqueados e parceiros de mídia. Isso nos permite tomar decisões baseadas em dados, otimizando o mix de produtos, posicionamento de ofertas e definição de campanhas futuras. Também vamos acompanhar junto aos parceiros que desejam divulgar seus serviços em nossas telas, qual foi a taxa de aumento de procura pelo serviço e variação do faturamento durante a ação específica”, explica.

Impacto das telas e a lógica de personalização

Para o executivo, essa sinergia entre tecnologia e dados está mudando a forma como o consumidor interage com o ambiente físico. “Estamos vivendo a fusão entre o digital e o físico e as lojas autônomas estão alinhadas nesse movimento. Ao integrar câmeras e dados de compra, conseguimos entender em tempo real quais produtos mais convertem em ações, e qual impacto que as telas causam no comportamento do cliente. Um cliente que entra à noite em um condomínio, por exemplo, verá uma promoção diferente daquele que acessa de manhã. Isso transforma a experiência e deixa mais fluida, mais relevante e com mais retorno para a operação”, afirma Yazeji

Essa lógica de personalização, no entanto, precisa ser equilibrada com uma jornada de compra fluida e sem ruídos. A Mikro Market tem apostado em uma comunicação contextual para garantir esse equilíbrio. “Ao contrário de anúncios genéricos, utilizamos dados comportamentais para entregar comunicações no tempo e no local certo. A comunicação acompanha a jornada do cliente e complementa sua experiência. As telas são programadas para exibir campanhas no momento ideal, como uma oferta de bebida gelada num dia quente ou promoções de produtos sazonais”, explica o executivo.

De acordo com Yazeji, além de beneficiar o consumidor, a estratégia de retail media também fortalece a operação dos franqueados. “O objetivo das telas, além de oferecer oportunidades aos consumidores, permite que o franqueado consiga divulgar com mais facilidade produtos com maior estoque ou com validade mais curta, gerando menos perdas e mais giro. As telas também oferecem oportunidades para que o cliente conheça empresas locais que estão oferecendo determinados serviços naquela região específica. Tudo voltado para proximidade e conveniência”,

Foco em resultados em tempo real

Do ponto de vista tecnológico, a The Led aposta em soluções que ultrapassam o conceito tradicional de digital signage. “Atuamos com soluções de alta performance que vão muito além do digital signage tradicional. Nossos painéis são equipados com tecnologias proprietárias de gerenciamento inteligente de conteúdo e integração com dados de comportamento de compra”, destaca Richard Albanesi, founder e CEO da empresa.

Com foco em resultados em tempo real, Albanesi explica que as soluções da The Led adaptam a exibição de conteúdo com base em múltiplas variáveis. “Um dos principais diferenciais está na capacidade de adaptar o conteúdo exibido em tempo real, de acordo com variáveis como fluxo de pessoas, localização dentro da loja, horário e até estoque. A tecnologia embarcada nas nossas telas permite a execução de campanhas dinâmicas com base em objetivos específicos, como aumento de conversão ou giro de produtos”, aponta.

Segundo o founder e CEO da The Led, o uso estratégico dos dados é central na proposta da empresa de transformar cada tela em um ativo de performance. “O uso de dados em tempo real é o que transforma uma mídia digital em um verdadeiro ativo estratégico de performance. Operamos com sistemas proprietários capazes de mensurar audiência, interações e até mesmo correlacionar impacto com dados de venda no PDV”, ressalta Albanesi.

Canal vivo de mídia e direcionamento de mensagens

O executivo destaca ainda que as informações alimentam dashboards analíticos que permitem ao varejista entender melhor a estratégia de retail media. “Por exemplo, o varejista consegue saber quais campanhas estão performando melhor por loja, por faixa horária ou por categoria de produto e ajustar a comunicação com agilidade. Isso gera uma mudança de paradigma: o PDV deixa de ser uma ‘vitrine passiva’ e passa a ser um canal vivo de mídia, gestão e decisão”, ressalta Richard Albanesi.

E os resultados já aparecem na prática. “Em diversos projetos com varejistas e marcas líderes, observamos resultados expressivos. Há casos de campanhas específicas com aumento de até 38% no giro de produtos expostos nas telas digitais, além de incrementos relevantes no ticket médio e na taxa de conversão em categorias promocionadas. A capacidade de direcionar mensagens ao shopper certo, no momento certo, dentro da loja, tem se mostrado decisiva.”

Para o CEO da The Led, o Brasil está entrando em uma nova era no varejo físico, impulsionada pelo Retail Media In-Store. “Acreditamos que o ponto de venda físico será, cada vez mais, um hub estratégico de mídia, dados e conversão. Em um cenário onde a jornada do consumidor é omnicanal, o PDV oferece algo único: a proximidade direta com a decisão de compra, com potencial de gerar impacto e resultados imediatos”, finaliza Richard Albanesi.

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