Por Redação
25 de dezembro de 2025Festas de fim de ano impulsionam vendas de vinhos e espumantes
De acordo com fabricantes, crescimento pode chegar até a 15% em 2025
Os vinhos e os espumantes são estrelas das festas de fim de ano. Versões mais leves e sem álcool da bebida estão entre as apostas dos fabricantes para agradar o público brasileiro, que tem reduzido o consumo de destilados. “Os espumantes seguem com as vendas em crescimento e, nesse período comemorativo, se consolidam como uma das bebidas mais procuradas, já com uma sazonalidade bastante tradicional. Os vinhos frescos, especialmente os brancos, também vêm apresentando bom desempenho”, diz Luciano Lopreto, diretor Comercial e marketing da Vinícola Góes. De acordo com o executivo, tem acontecido uma retração no consumo de destilados, dando mais espaço para vinhos e espumantes na preferência do público. “Nosso foco é acompanhar esse movimento, oferecendo opções cada vez mais adequadas ao paladar do consumidor, à estação e às celebrações de fim de ano", afirma.
LEIA TAMBÉM
Inflação de Natal desacelera em 2025, com alívio na ceia e pressão nos presentes
Bazar deve unir tradição e inovação para atrair consumidores
A Vinícola Aurora aposta na força e na versatilidade dos espumantes. “O consumidor segue muito receptivo a diferentes estilos – do Brut, Extra Brut e Demi-Sec aos Moscatéis –, e temos um portfólio amplo justamente para atender a todos os perfis e momentos de consumo. Em vinhos, observamos uma procura maior por brancos e tintos leves, especialmente da linha Varietal. Também vale destacar a diversidade da linha Pequenas Partilhas, que reúne uvas emblemáticas de diferentes países da América do Sul e reforça a proposta de oferecer novas descobertas aos consumidores”, explica Rodrigo Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Aurora.
Embora o consumidor, no geral, esteja cauteloso por causa do cenário econômico, a expectativa de vendas é positiva e a categoria deve apresentar crescimento em relação ao ano passado, segundo a previsão de alguns fabricantes. “Projetamos um crescimento geral em torno de 5%, impulsionado pelo aumento contínuo da presença da marca no varejo. No caso dos espumantes, que tradicionalmente ganham destaque nesta época, a expectativa é ainda mais positiva, com incremento próximo de 10% nas vendas”, diz Valerio. “Nas últimas semanas, há sinais de maior otimismo e disposição para as compras de fim de ano, o que nos faz projetar um crescimento entre 10% e 15% nas vendas, especialmente impulsionado pelas categorias de brancos e espumantes, que seguem em ascensão, embora ainda representem uma fatia menor do mercado”, fala Lopreto.
Uma das tendências dos últimos anos é uma maior opção em bebidas não alcoólicas. “É uma categoria que cresce de forma acelerada ano após ano. A Aurora acompanha de perto esse movimento e, recentemente, ampliou sua atuação com o lançamento de três novos produtos desalcoolizados, que se somam à nossa já consolidada linha Zero Álcool”, fala Valerio.
A preocupação com a saúde é um dos fatores que levam a essa demanda por novos produtos. “Percebemos que o consumidor não busca apenas por produtos sem álcool, mas também opções que estejam alinhadas a um estilo de vida mais saudável. Essa tendência tem levado o setor a investir em portfólios que atendam essa demanda, com produtos voltados à saúde e ao bem-estar”, observa Lopreto.
Para garantir que os consumidores percebam a presença dos produtos nos supermercados, os fabricantes apostam em ações de Marketing nos pontos de venda. “A divulgação e a valorização dos atributos e benefícios das bebidas são fundamentais, especialmente nesta época do ano, quando intensificamos nosso trabalho em loja. Uma das principais iniciativas é o uso de embalagens especiais, como caixinhas e cartuchos, que tornam o vinho não apenas uma ótima opção para consumo, mas também um presente atraente”, ressalta o executivo da Góes.
No período de festas, para apoiar as vendas no ponto de venda, a Vinícola Góes reforça a equipe de promotores nos supermercados e mobiliza seus times administrativo e comercial para apoiar o varejo alimentar e garantir melhor exposição, reposição de gôndolas e suporte às lojas. Já a Vinícola Aurora trabalha próxima ao varejo e desenvolve ações customizadas tanto com as principais redes do país como com os supermercados de menor porte. “Este período é especialmente relevante para fortalecer parcerias por meio de ativações, espaços dedicados e materiais de comunicação que aproximem ainda mais nossos produtos do consumidor final”, conclui Valerio.
