
Por Redação
12 de junho de 2025Dia dos Namorados impulsiona vendas no varejo
Supermercados ganham protagonismo na celebração caseira
Comemorado em junho, o Dia dos Namorados segue ganhando fôlego entre as datas sazonais no varejo alimentar. Isso porque cresce o número de casais que preferem comemorar em casa, oportunidade para os supermercados assumirem um papel de destaque, não apenas como ponto de venda, mas também como canal estratégico de conexão entre marcas e consumidores. Segundo pesquisa realizada pela Hibou consultoria, em 2024, 46% dos casais optam por uma comemoração mais intimista dentro do lar.
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De acordo com o estudo, 57% preferem o vinho para celebrar a data com a pessoa amada. “É fundamental que o supermercado desenvolva ações que orientem o shopper em suas escolhas, facilitando a jornada de compra e oferecendo soluções completas para a celebração. Há uma grande oportunidade para aumentar o ticket médio com a oferta de produtos variados, que vão desde flores, kits de beleza, espumantes, taças, cremes, perfumes e maquiagens até vinhos, destilados, coquetéis, tábuas de frios e chocolates finos”, destaca José Sarkis Arakelian, professor de Estratégias de Marketing da Faculdade Armando Álvares Penteado (FAAP).
Com estratégias bem planejadas e uma abordagem voltada à experiência do consumidor, os supermercados se consolidam como destinos ideais para quem deseja comemorar o Dia dos Namorados de forma especial e prática sem sair de casa.
Quando a data se aproxima, os restaurantes ficam lotados, os cardápios inflacionados e, muitas vezes, o clima romântico acaba espremido entre filas e reservas apertadas. Trocar o roteiro tradicional por algo mais íntimo e inesquecível é a proposta do Mundial Supermercados, preparar um jantar especial em casa, melhor ainda, a dois, pode ser uma receita perfeita para surpreender quem se ama. Com a campanha de sugestão da receita e oferta dos ingredientes, a rede aposta na data para incrementar as vendas no período.
Segundo a rede Mundial, a ideia é ressaltar que além de saboroso, o momento de cozinhar juntos pode ser divertido, criativo e cheio de conexão. Do planejamento à preparação, a experiência é um prato cheio para criar memórias afetivas e temperar a relação com afeto e cumplicidade.
“O Dia dos Namorados acontece justamente no período dos nossos tradicionais festivais de inverno, como o de massas, queijos e vinhos, itens que têm tudo a ver com a data. Aproveitamos esse momento para oferecer promoções especiais e incentivar que os casais celebrem em casa, com um jantar saboroso e econômico. Como já começa a esfriar no Rio de Janeiro, esses produtos ganham ainda mais destaque. A gente se prepara para esse período com uma curadoria que conversa tanto com o clima, quanto com o desejo dos consumidores de viver uma experiência mais íntima, fugindo dos restaurantes cheios”, Vanessa Leite, coordenadora de Marketing da rede.