
Por Redação
11 de junho de 2025Cross merchandising impulsiona Dia dos Namorados
Oferecer produtos de categorias diferentes em um mesmo espaço traz praticidade para consumidor
O Dia dos Namorados (12 de junho), é uma data importante para o varejo de um modo geral, e o supermercado cada vez mais traz boas alternativas para os casais que desejam comemorar a data. Para facilitar a vida do consumidor, os supermercados podem usar a estratégia do cross merchandising e reunir, em um mesmo espaço do PDV, os produtos de diferentes categorias que tenham afinidade com a data.
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“O cross merchandising é uma poderosa ferramenta para impulsionar vendas ao criar conexões entre categorias que compartilham momentos de consumo. Em nossa estratégia, buscamos potencializar essas oportunidades a partir de insights de mercado, comportamento do consumidor e dados de CRM dos nossos clientes. Assim, conseguimos promover combinações de produtos já reconhecidas pelo público, sugerir novas receitas e ampliar o ticket médio das compras”, explica Marcelo Guimarães, diretor Comercial da Selmi, fabricante das marcas Renata, Galo e Todeschini.
Segundo o executivo, durante os períodos sazonais, como o Dia dos Namorados, a empresa reforça a atuação por meio dos JBPs (Joint Business Plans). “Essa visão estratégica fortalece o relacionamento com o varejo e maximiza os resultados para ambos os lados. Trabalhamos em conjunto com os parceiros que, dentro dos JBPs, reconhecem o potencial das nossas categorias como impulsionadoras de vendas na data. Com isso, participamos de ações promocionais específicas que valorizam nossos produtos em ambientações temáticas, exposições diferenciadas e ativações pensadas para atrair e encantar os consumidores no ponto de venda”, fala Guimarães.
A empresa desenvolve um plano de trade marketing que reforça as visibilidades no ponto de venda e busca cross merchandising com vinhos e chocolates. “Nossas marcas estão ativamente presentes nas redes sociais com campanhas de comunicação que se conectam com o clima afetivo da data, reforçando a presença e o vínculo emocional com nossos consumidores. Aproveitamos a ocasião para estreitar ainda mais esse relacionamento e manter nossas marcas no topo das preferências”, finaliza.
Outra empresa que reconhece a importância do cross merchandising para o Dia dos Namorados é a Vinícola Aurora. Os produtos mais trabalhados nessa data são vinhos tintos e espumantes. O clima mais frio está favorecendo o consumo dos vinhos tintos, que representam 79% das vendas da empresa. “Nós fomos brindados, neste ano, com uma época um pouquinho mais fria, então aproveitamos justamente para fazer um cross merchandising com alimentos um pouco mais elaborados, como um queijo ou uma massa”, conta Rodrigo Arpini Valerio, diretor de Marketing e Vendas da Cooperativa Vinícola Aurora.
Para deixar o ponto de venda com cara da data, a empresa escolheu uma decoração simples, com corações e balões. Além disso, estar com outras categorias também ajuda a impulsionar as vendas. “Para nós, o cross merchadising é essencial justamente porque o vinho e o espumante são consumidos em um momento sensorial. E a indicação do consumo desses produtos é com alimentação para ter uma experiência legal. Por isso, nós indicamos alimentos especificamente que combinam com o produto”, fala.
Segundo o executivo, ações em conjunto entre marcas serão cada vez mais comuns. “Cada vez mais, as marcas vão se alinhar entre si para fazer essas ações conjuntas, juntar os times. No final das contas, é uma ação simples, se for ver, porque tu negocias com o gerente da loja e com os promotores das marcas e monta ilhas maravilhosas e o principal beneficiário disse tudo não são as marcas nem o supermercado, mas é o consumidor final”, afirma.
O Covabra Supermercados aproveita a data para mudar parte da ambientação da loja, trazendo uma atmosfera de paixão no ar, dando destaque especial para flores e para ambientes que unem os produtos mais procurados no Dia dos Namorados.
“Produtos como massas artesanais, cortes especiais, queijos finos, espumantes e sobremesas estarão disponíveis nas gôndolas tradicionais, mas também teremos ações de cross merchandising em diversas lojas. A proposta é criar ambientações que inspirem o consumidor. Essas ativações incluem ilhas temáticas próximas à área de vinhos e carnes, com kits prontos. A ideia é tornar a experiência de compra mais intuitiva e atrativa, valorizando o momento de celebração”, explica Fernando Firmino, gerente executivo da rede.