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Varejo 21 de julho de 2023

Como os supermercados podem melhorar a experiência de compra online dos consumidores?

Super Nosso agiliza atendimentos com ferramentas de comunicação e especialista destaca as diferentes gerações de compradores

Fazer compras online está deixando de ser novidade para os consumidores brasileiros e a cada ano aumenta a quantidade de pessoas que compram pela primeira vez no ambiente digital. De acordo com a ABComm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), em 2022  as vendas de todo o e-commerce brasileiro chegaram a quase R$ 170 bilhões, 5% a mais do que no ano anterior. Ainda de acordo com a ABComm, ano passado as compras feitas pela internet representaram mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional.

De acordo com Felipe Salvador, consultor e líder do segmento de varejo na Selbetti, o impacto da pandemia nos hábitos das pessoas resultou no salto de 35% no número de usuários na internet, entre 2018 e 2023. ?A pandemia foi um evento indesejado que, dentre seus impactos, conseguiu potencializar a transformação digital das empresas e a necessidade de uso das pessoas. Sendo assim, hoje, temos mais de 5 bilhões de usuários no ambiente digital?, diz.

No varejo online, o Super Nosso é uma empresa que se preocupa em oferecer ao seu consumidor um sistema de compras online que traga experiências positivas. ?Quando o consumidor busca comprar em um supermercado por uma plataforma online, ele espera conforto, comodidade e agilidade. Ele espera também encontrar os produtos que necessita, além de não precisar arcar com um alto valor de frete?, explica o diretor de finanças, processos e tecnologia do Grupo Super Nosso, Vinícius Aroeira.

Segmentação e diferentes gerações

Segundo o executivo do grupo Super Nosso, a empresa tem o entendimento sobre as necessidades do cliente e, por isso, consegue se basear em horários estratégicos para manter a melhor comunicação por diferentes canais. ?Nossa estratégia de comunicação consiste em investir em tecnologia e processos que nos permitam falar com os consumidores de forma segmentada, no horário que é mais favorável para cada um. Pelo Whatsapp ou app mantemos a comunicação com os clientes. No Whatsapp, nosso consumidor consegue fazer reclamações, sugestões ou acompanhar o status de uma entrega após sua compra online?, conta Aroeira.

Para Salvador, além de um bom atendimento, as compras online em supermercados precisam considerar alguns aspectos que influenciam na experiência de compra para diferentes gerações de consumidores. ?Os Millennials nunca tiveram tanto poder de compra como as gerações Z e Alpha. Por isso, as opções de pagamento que os varejistas dispões encluem clubes de desconto, cash-back, tokenização ou moedas digitais, que estão tão em alta para as gerações mais jovens. Para gerações mais velhas e que hoje têm maior poder de compra, os pontos mais requisitados são: site com boa navegação; preço justo; e tempo de entrega rápida e com assertividade nos itens?, afirma o líder do segmento de varejo da Selbetti.

Preços e relação com indústria

De acordo com Felipe Salvador, a coerência entre o preço online e a gôndola na loja física é outro fator decisivo para melhorar a experiência de compras online. ?Estamos em uma Era de velocidade e, com a tecnologia, é possível prometer e entregar o valor correto no tempo certo para o cliente final. Do contrário, pode se tornar uma venda perdida?, ensina. ?

O diretor de finanças, processos e tecnologia do Grupo Super Nosso conta que a tecnologia também ajuda a companhia a estreitar sua relação com a indústria. ?Temos excelente relação com outras empresas e com ferramentas digitais geramos informações assertivas e segmentadas para a divulgação de produtos novos, promoções e feedbacks. Buscamos novas formas de atender o cliente e facilitar a vida dele com uma experiência mais ágil e dinâmica. Criamos uma integração com o Chat GPT em nosso ambiente digital, que melhorou 100% o acesso dos consumidores às nossas plataformas?, completa Vinícius Aroeira.

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