
Por Redação
12 de junho de 2025Chás em alta: com a chegada do frio, consumo da bebida cresce e movimenta a prateleira do varejo alimentar
Setor aposta em inovação e sofisticação para atender à demanda por bebidas mais saudáveis durante o inverno
Com a queda das temperaturas, uma bebida quente tradicional, velha conhecida dos lares brasileiros ganha novo protagonismo: o chá. O consumo da bebida no Brasil tem registrado crescimento expressivo. Dados da consultoria Euromonitor mostram que, entre 2013 e 2020, o consumo de chá no país aumentou 25% - quase o dobro da média mundial.
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Aproveitando esse cenário promissor, empresas do setor têm investido em inovação para diversificar seus produtos e atrair novos consumidores. É o caso da Iamaní, fabricante nacional que começou no mercado com chás em sachê e agora aposta também em versões geladas e gaseificadas da bebida, buscando vencer a sazonalidade das vendas.
“A cultura e principalmente o consumo de chás tem crescido muito, e o Brasil é um dos países onde esse movimento tem sido mais acelerado”, afirma Mayara Boaretto, uma das fundadoras da marca. A estratégia da empresa foi pensada justamente para levar o produto para além dos lares e conquistar espaço em bares, festivais, academias e restaurantes. “Com os chás prontos para beber, em latinhas, ganhamos presença de marca nas ruas”, explica.
Segundo Ligia Aquino, também fundadora da Iamaní, a diversificação já fazia parte do plano de negócios. Hoje, o portfólio conta com 21 tipos de chás em sachê, divididos entre linhas voltadas para o dia, como Energia Vital, Super Foco e Imune e para a noite, com misturas que prometem relaxamento, como Acalma a Alma, Bons Sonhos e Curumim Lua.
A marca já está presente em mais de mil pontos de venda espalhados pelo país. As regiões Sul e Sudeste concentram a maior parte dos consumidores, mas há crescimento significativo também no Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Para 2024, a expectativa da empresa é vender cerca de 220 mil caixinhas, o que representa aproximadamente 4 milhões de xícaras de chá ao longo do ano.
No varejo, a mudança de estação também impulsiona a categoria. A rede Covabra Supermercados, com 21 lojas em 12 cidades do interior paulista, observou aumento na procura por blends com flores e especiarias, além dos tradicionais sabores como camomila, cidreira e hortelã. De olho no consumidor que busca mais sofisticação e saudabilidade, a rede ampliou seu mix com marcas premium, como Ahmad e Twinings.
“O mercado tem se direcionado também para lançamentos voltados ao preparo de bebidas frias, como drinks alcoólicos e combinações com água gaseificada. Essa tendência acompanha o crescimento da busca por opções mais saudáveis por parte do consumidor brasileiro”, explica Luiz Gustavo Ragonha, responsável pelo setor de compras da rede.
Com as novas apostas, a Covabra projeta um crescimento de 12,5% nas vendas de chás neste inverno, em comparação ao mesmo período do ano passado. Com inovação, variedade e apelo à saudabilidade, os chás ganham espaço e deixam de ser coadjuvantes na despensa para se tornarem protagonistas em qualquer estação do ano.