Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Indústria
...
Por Redação
10 de junho de 2025

Queijos e afins...

Diferentes tipos e versões incrementam o faturamento da indústria e do varejo alimentar nos dias frios

A categoria de queijos ganha mais espaço nos supermercados durante o inverno, e o brasileiro tem se interessado mais por conhecer novas versões ou variedades do produto. Os queijos finos, consumidos como um aperitivo ou para acompanhar um vinho, assim como os fondues são os mais procurados. “O consumo de queijos finos no Brasil vem crescendo de forma consistente nos últimos anos, gerado pelo maior interesse do consumidor, que está cada vez mais disposto a explorar sabores e novas combinações. Um dos grandes responsáveis por este crescimento é o interesse pela gastronomia e conteúdos voltados a ela, já que é um tema que instiga o consumidor a saber mais sobre o assunto que consome, tornando-o mais exigente em relação a qualidade e sabor”, fala Maria Flavia Calió, gerente de Produto Inovação e Inteligência de Mercado da Tirolez.

LEIA TAMBÉM

A empresa fez uma pesquisa para entender o comportamento do consumidor em relação a categoria de queijos e descobriu uma vontade de experimentação de queijos novos que vão além da muçarela, do prato e do requeijão. “Nossa estratégia está focada em fortalecer o consumo de queijos como protagonistas em momentos de aconchego e sabor. Vamos reforçar a comunicação dos nossos produtos especiais, como o Queijo Brie, Queijo Azul, Parmesão e a nossa linha de Fondues, explorando novas formas de preparo e harmonização, com conteúdo e ativações que inspiram o consumidor a usar a variedade do nosso portfólio em diferentes ocasiões de inverno e em receitas incríveis”, diz a executiva da Tirolez.

A apresentação dos produtos na loja também é uma preocupação da marca. Os materiais de PDV valorizam os atributos dos queijos voltados para o período e a variedade de opções. “Implementamos em algumas lojas de clientes parceiros a Queijaria Tirolez, projeto desenvolvido pelo nosso time de Trade Marketing que tem como objetivo organizar a categoria de queijos com uma ambientação exclusiva da marca e orientar a escolha do shopper no ponto de venda”, explica.

Na Laticínios Verde Campo, com apelo à saudabilidade, o destaque são os produtos mais naturais. "Focamos em oferecer produtos mais leves, com ingredientes naturais e aquele sabor de fazenda que todo mundo ama. Apostamos em processos que preservam a qualidade, embalagens mais práticas e uma comunicação que aproxima o consumidor da origem do produto", conta Lorena Andrade, gerente de Marketing.

No inverno, a marca reforça os queijos tradicionais no dia a dia das famílias. “Com sugestões de receitas quentinhas e combinações típicas da estação, como pão de queijo com queijo minas ou tapioca com nosso mussarela. No ponto de venda, estamos investindo em materiais que conversam com o clima do inverno e ajudam o shopper a se inspirar na hora da compra”, complementa.

Para a temporada, foram lançados o Requeijão Tradicional da Verde Campo e a Coalhada Seca. “O mercado de queijos no Brasil continua em crescimento, impulsionado por uma mudança no perfil do consumidor, que busca cada vez mais alimentos saudáveis, funcionais e com valor nutricional agregado. Nesse contexto, os queijos tradicionais ganham destaque por serem fontes naturais de proteína — um nutriente que está no centro das atenções atualmente, tanto por seu papel na saúde quanto por seu apelo junto a públicos que buscam praticidade e equilíbrio na alimentação. Vemos um cenário bastante promissor”, finaliza a executiva da Verde Campo.

Muito mais

As marcas da Savencia Brasil, antiga operação corporativa da Polenghi que mudou de nome recentemente, também apostam na inovação para atrair o consumidor. "A gente vem fazendo esse trabalho de reposicionar as marcas nos últimos anos, de renovar a identidade das marcas e de poder trazer inovação porque sabemos que o consumidor de queijos anseia por novidades", diz Tatiane Brandão, diretora de Marketing.

Sob o guarda-chuva institucional da Savencia estão marcas como Polenghi, Polenguinho, Campo Lindo, Frescatino, Ile de France, Skandia e Club do Molho. O reposicionamento foi feito, em dezembro do ano passado, para reforçar a conexão com a multinacional familiar, que é o grupo francês, e dar espaço para todas as marcas do portfólio.

De acordo com a executiva, no inverno, os queijos especiais e fondues ganham mais atenção dos consumidores, com destaques para as marcas Campo Lindo e Polenghi. “Fondue é uma categoria que a gente abastece o varejo já a partir de março/abril, preparando para essa grande procura que acontece durante o inverno”, explica.

Outra estratégia para atrair o consumidor é a parceria com outras marcas, como o kit de fondue Polenghi com Baden-Baden e o lançamento de Tostitos, da PepsiCo, feito para ser consumidor com o Club do Molho sabor Cheddar. A inovação não fica apenas nos produtos, mas também aparece no material de PDV. “A categoria de queijos tem uma compra por impulso bastante elevada. Então, quanto mais conveniente, quanto mais visível eu for, maior é giro. Temos trabalhado fortemente com materiais próprios, como mesas, para poder construir uma apresentação criativa e chamativa para o consumidor”, afirma.

Deixe seu comentário