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Varejo
Varejo 27 de outubro de 2023

A importância dos supermercados para as vendas de produtos da categoria de esmaltes

Impala destaca capilaridade e maior visibilidade das redes e especialista alerta para possibilidade de perdas

Pintar as unhas é um hábito comum para as mulheres no Brasil e, para as marcas de esmaltes e do universo de produtos para as unhas, o mercado ganha mais força a cada ano. De acordo com uma pesquisa feita pela Euromonitor International, desde 2019 este setor registrou crescimento de 28% em relação a produtos e a previsão é de, em 2025, os produtos para unhas atinjam US$ 3,9 bilhões em vendas em todo o mundo.

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No Brasil, uma das formas de ampliar o alcance dos esmaltes é estar nas gôndolas supermercadistas. De acordo com Renan Borges, coordenador de marketing da marca de esmaltes Impala, os supermercados são parte fundamental da estratégia de distribuição dos produtos. ?Quando o objetivo é estar onde a nossa cliente está, de forma acessível e capilarizada, os supermercados apresentam uma rede ampla nas mais diversas localidades?, diz. 

Segundo o executivo, as redes de supermercados ajudam a distribuir seus esmaltes para diferentes regiões e ampliar o alcance da marca. ?Os supermercados levam nossa marca para cada vez mais lugares, dentro de um espaço com ótimo potencial de visibilidade em razão do alto fluxo de consumidores passando todos os dias", resume Renan Borges.

Comportamento de compra e cautela nos supermercados

Para o coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM, Ricardo Pastore, produtos como esmaltes para unhas não têm a mesma importância que as outras categorias, que incluem os itens de rotina. Além disso, Pastore destaca o comportamento de compra peculiar destes itens, que nos supermercados são vendidos em embalagens lacradas. ?As consumidoras de esmalte, na hora de escolher o produto, gostam de abrir a embalagem para ver a cor, textura ou cheiro, por exemplo. Isso pode gerar perdas e ainda tem a possibilidade de cair no chão e danificar outros produtos na loja?, aponta.

O coordenador do Núcleo de Varejo e Retail Lab da ESPM ressalta que a operação supermercadista precisa ter cautela antes de investir em produtos da categoria de esmaltes. ?Acredito que para atingir o sucesso é preciso ter um modelo de loja com local específico para essa categoria porque a experiência mostra que lojas especializadas atraem shoppers por essa categoria. Por isso, nos supermercados eu investiria com muita prudência?, completa.

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