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Tecnologia
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Por Redação
12 de agosto de 2025

Inteligência Artificial no supermercado: entenda aplicação na prática

Ferramenta ainda vem sendo implementada no varejo alimentar brasileiro, mas experts já apostam em possibilidades de sucesso

A Inteligência Artificial é o grande tema de 2025 e, de acordo com especialistas, pode beneficiar o varejo alimentar em várias frentes. Primeiro, aumentando a eficiência: automatiza tarefas, melhora a produtividade e otimiza processos. Segundo, reduzindo custos e perdas, com previsões mais precisas e uma gestão de estoque mais assertiva. Terceiro, trazendo mais clareza na tomada de decisão.

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“Transformar dados em informação é chave para quem quer evoluir. Vale lembrar que a IA pode impactar diretamente a experiência do consumidor, possibilitando desde evitar filas até oferecer uma promoção que realmente faz sentido para ele”, comenta João Giaccomassi, diretor para Varejo Supermercados da TOTVS.

De acordo com Luiz Ferreira, coordenador de Operações de Loja da APAS, há um grande movimento dos supermercadistas em entender como a IA pode melhorar seus negócios. “Além de estarem cada vez mais conscientes de investir em programas operacionais de rotina é importante, muitos também desejam investir em soluções tecnológicas”, observa.

Cenário ainda inicial

Entre as principais aplicações disponíveis estão tecnologias para prevenção de perdas, movimentação e gestão de mercadorias, atendimento ao cliente até mesmo na administração de recursos humanos. E, entre as utilizações da ferramenta que devem ser implementadas no varejo alimentar em breve, destacam-se o controle de validade de produtos, a liberação de ofertas personalizadas perante reconhecimento facial e análise de mix de produtos.

Porém, na opinião de João Giaccomassi, da TOTVS, há um longo caminho a percorrer. “Quando a gente olha para a adesão da inteligência artificial no varejo supermercadista, o cenário é muito parecido com o que vemos no mercado brasileiro como um todo. Existe um interesse crescente, muita discussão sobre o tema, mas ainda estamos nos primeiros passos quando falamos de uso estruturado”, observa.

Em parceria com a H2R Insights & Trends, a TOTVS recentemente lançou o “Panorama IA nas empresas brasileiras”, que mostra que metade das empresas brasileiras ainda não adotou a IA de maneira formal, e 58% estão nos estágios iniciais. “No varejo alimentar, essa realidade se confirma. Há muitas redes já testando a tecnologia, mas em geral com aplicações mais pontuais, e não necessariamente uma integração mais estratégica com o negócio”, avisa João.

Ele avisa que já existem aplicações práticas que trazem ganhos reais para a operação do supermercadista. A IA preditiva, por exemplo, ajuda a fazer uma gestão mais eficiente de compras e estoque, evitando tanto a ruptura quanto o excesso, o que reduz perdas e melhora o giro dos produtos.

Outra frente é a precificação inteligente. “Nossa solução TOTVS Varejo Supermercados Pricing Insights, por exemplo, conta com IA e recurso de machine learning, que proporcionam mais eficiência à estratégia de precificação, permitindo que o varejista ajuste preços com base em dados de mercado, comportamento do consumidor e margens, garantindo mais competitividade”, conta.

Ele ainda nota avanços do uso da IA na operação de loja, como soluções que apoiam a equipe no reabastecimento das gôndolas. “E, claro, o atendimento ao cliente também já está sendo impactado, com chatbots atuando nos canais digitais e otimizando as atividades”, completa.

Avanços na personalização da jornada de compra

Já Cleber Morais, diretor-geral da AWS no Brasil, vê o varejo, de forma geral, avançar na adoção da IA com boas perspectivas e bons resultados. Entre os varejistas globais que já adotam a IA generativa, 87% afirmaram que houve um aumento na receita anual, segundo uma pesquisa da Nvidia. “Os varejistas mais bem-sucedidos estão abordando a convergência da IA, computação em nuvem e análise de dados e direcionando investimentos para canais de varejo digitais, operações de back office, cadeia de suprimentos e lojas físicas”, diz.

Conforme Cleber, um dos principais casos de uso no setor é a personalização da jornada de compra do cliente. “Os dados se tornaram uma moeda de extremo valor para varejistas e empresas de bens de consumo que buscam impulsionar o crescimento e a inovação. Ao usar IA generativa e recursos avançados de análise de dados, as empresas podem transformar dados brutos em insights acionáveis que personalizam experiências e fidelizam o consumidor”, afirma.

O executivo da AWS cita como exemplo o Cencosud, um dos principais grupos de varejo do Chile e com atuação também no Brasil. A empresa projetou uma estratégia de comércio eletrônico baseada em um melhor uso dos dados de seus clientes para o benefício do negócio. A partir da implementação de uma solução da AWS para aperfeiçoar a experiência do cliente com personalização baseada em IA na loja online Jumbo Supermarkets, alcançou um crescimento de 136% no CTR nos primeiros meses. O retorno foi tão positivo que o grupo decidiu implementar a solução em suas outras unidades de negócios.

Cases em ação

Rede Savgnago: tem todo o processo seletivo, de contratação e administração de RH gerido por IA, através de ferramentas que atuam na seleção de candidatos, em seu processo de documentação para contratação e na solução de dúvidas trabalhistas solicitadas pelos gestores da empresa.

Grupo Carrefour Brasil: passou a utilizar inteligência artificial na gestão de estoques e abastecimento das lojas para reduzir perdas, especialmente em categorias sensíveis como frutas, legumes e verduras, fazendo uso de uma ferramenta que auxilia no fluxo do estoque de produtos da empresa.

Big Box Supermercados: a rede do Distrito Federal passou a integrar dados de mercado e concorrência para simular cenários e ajustar preços com mais agilidade, controle e assertividade. Em apenas três meses, foram mais de 500 mil preços ajustados e mais de mil cenários criados, o que trouxe ganhos operacionais e reforçou a competitividade da marca.

Grupo Zat: com mais de 50 anos de atuação no varejo catarinense, implementou uma solução com IA generativa e machine learning da TOTVS que transforma dados em decisões de forma rápida e acessível. Com isso, as equipes passaram a obter insights visuais e explicativos em segundos, garantindo mais agilidade, precisão e inteligência na gestão de lojas e produtos.

Assaí Atacadista: a rede vem fazendo leitura de estoque e da performance de vendas com IA.

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