
Por Redação
29 de julho de 2025Bistek Supermercados aposta em estratégias de Inteligência Artificial
Varejo utiliza tecnologia para reduzir desperdícios e personalizar vendas
O Bistek Supermercados está implementando uma iniciativa para prevenir perdas de produtos perecíveis e personalizar compras por meio de Inteligência Artificial. A ferramenta não é apenas uma tendência, mas uma realidade que impulsiona desde o ambiente corporativo até a experiência de compra e a gestão de produtos. No caso da rede, a tecnologia relaciona, por exemplo, o histórico de compras e vendas com as temperaturas nos dias de entrega, otimizando os pedidos.
"Estamos usando a IA para um programa interno focado em orientar e capacitar nossos colaboradores sobre a Cultura de IA e Segurança da Informação", afirma Tatiana Góes Mendonça, diretora de TI do Bistek Supermercados.
Além disso, a ferramenta é utilizada para aumentar a eficiência operacional, auxiliando no acompanhamento de reuniões, na elaboração de planilhas e na análise de dados. A empresa também possui uma equipe dedicada a projetos pilotos de IA para demandas específicas.
Todas as iniciativas de IA são desenvolvidas internamente pela equipe do Bistek, com soluções personalizadas e alinhadas às necessidades do negócio. "Começamos entendendo o problema ou a oportunidade com as áreas responsáveis. A partir daí, avaliamos a viabilidade da IA, definimos o escopo e os objetivos. Em seguida, coletamos, preparamos e analisamos os dados para desenvolver e implementar o modelo", detalha Tatiana.
Um exemplo prático do uso da IA é a análise de cestas de compras. Ao identificar padrões de comportamento dos consumidores – como a compra conjunta de creme de leite e leite condensado para sobremesas –, a IA permite criar campanhas de marketing mais focadas e eficazes. Essa abordagem vai além das relações óbvias, revelando como certos produtos influenciam a venda de outros.
Para testar essa estratégia, o Bistek realizou um projeto piloto no Dia dos Namorados do ano passado. "Preparamos ilhas de produtos específicos para a data em lojas selecionadas. Disponibilizamos também material com sugestões de receitas via QR Code, permitindo que o cliente acesse vídeos com o modo de preparo", detalha Mario Pedro Ghislandi, cientista de dados do Bistek. A iniciativa alcançou um aumento de 135% nas vendas e 147% no ticket médio em comparação com o ano anterior.
Outro projeto é a Análise de Mix de Produtos, que auxilia na definição e revisão do sortimento em cada filial. "O Bistek atende regiões com perfis de clientes distintos. Um produto líder de vendas na Serra, por exemplo, pode não ter o mesmo desempenho no norte catarinense. A ideia é agrupar as lojas com características comuns e avaliar se o mix faz sentido para cada grupo", explica Ghislandi. A IA é fundamental para otimizar esse mix, tornando-o mais assertivo para cada localidade, permitindo incluir ou excluir marcas conforme as circunstâncias.
Essa análise é contínua, pois os hábitos de consumo e os produtos mudam constantemente. "Fazer isso manualmente ou com análises tradicionais seria um trabalho exaustivo. Com a IA, ganhamos velocidade e assertividade, o que é crucial, já que o Bistek opera com lojas de diferentes portes, e o mix de produtos varia de 13 mil a 25 mil SKUs (Unidades de Manutenção de Estoque)", ressalta Tatiana Góes Mendonça.