Entrevista
Entrevista 26 de outubro de 2023

Recorde de faturamento, solidez e expansão: o segredo das maiores redes do varejo brasileiro em 2022

Representantes de Assaí Atacadista e Grupo Mateus comentam ranking feito pela SBVC

O ano de 2022 reforçou a relevância do setor supermercadista no varejo brasileiro já que, segundo a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), entre as 20 maiores empresas deste setor, sete delas são redes de supermercados. O estudo mostra um panorama onde mais de 4 mil novos pontos de venda físicos foram inaugurados ano passado no varejo brasileiro e, juntas, essas empresas faturaram mais de R$ 1 trilhão.

LEIA TAMBÉM
Carrefour, Assaí e Grupo Mateus conquistam pódio no Ranking ABRAS 2023
Setor atacadista distribuidor espera crescer de 2% a 3% em 2023

De acordo com Daniela Sabbag, CFO do Assaí Atacadista, empresa que aparece em segundo lugar no ranking feito pela SBVC, os resultados da rede em 2022 refletem um ano histórico com recordes de faturamento, ganhos de market share e patamares de rentabilidade acima das expectativas. ?Realizamos 60 aberturas de loja, um recorde para a empresa, com expressiva geração de empregos, consolidando o Assaí como um dos maiores empregadores privados, uma das principais marcas do país e top of mind em atacado?, diz.

Varejo desafiador e pilares sólidos

O ranking mostra, pela primeira vez, o Grupo Mateus entre as dez maiores empresas varejistas do Brasil e, segundo Jesuíno Martins, CEO do Grupo Mateus, é o reflexo da solidez, ritmo de expansão e a confiança dos nossos fornecedores, clientes, investidores e mais de 54 mil colaboradores no Brasil. ?O varejo é desafiador e exige muita resiliência, planejamento, diálogo permanente com as indústrias, capacidade de antever as tendências de consumo e investimento em inovação?, explica. 

A executiva do Assaí Atacadista entende que estar entre os principais faturamentos do país e as 300 maiores empresas do varejo é a prova de que a rede acerta ao investir em gestão operacional. ?Só comprova a sólida gestão operacional do Assaí e, além disso, também reforça a nossa estratégia ao gerar valor para nossos clientes, acionistas e toda a sociedade?, afirma Daniela. Para o CEO do Grupo Mateus, um dos aspectos mais importantes para a empresa é manter o foco no que é essencial para a operação ao longo dos anos. ?Nossa companhia sempre se baseou em pilares sólidos como logística, serviços, tecnologia e pessoas?, completa Jesuíno Martins.

Confira o ranking da SBVC com as 20 maiores redes de varejo do Brasil em 2022:

  • Grupo Carrefour
  • Assaí
  • Magazine Luiza
  • Via
  • Americanas
  • Raia Drogasil
  • Grupo Boticário
  • Natura &Co
  • Grupo Mateus
  • Grupo Pão de Açúcar
  • Lojas Renner
  • Havan
  • Supermercados BH
  • Drogaria São Paulo e Pacheco (DPSP)
  • McDonald's
  • Muffato
  • Comper Supermercados
  • Cencosub Brasil
  • Pague Menos
  • Amazon

Deixe seu comentário