Economia
Economia 4 de dezembro de 2023

Cesta de verão tem crescimento de 60% no fim de ano

De acordo com a Scanntech, panetone e bebidas foram os produtos mais procurados em comparação a média anual

Um estudo realizado pela Scanntech, empresa de inteligência de dados para o varejo, revela um aumento significativo nas vendas da chamada 'cesta de verão' durante o período de festas de fim de ano, com um salto de 60% em comparação com outras épocas. Esta elevação contrasta com o crescimento de apenas 10% observado no Carnaval.

A 'cesta de verão' inclui uma variedade de produtos altamente procurados, como gelo, refrigerantes, maionese, sorvete, isotônicos, carvão, panetones, espumantes, vodkas, azeites, chocolates, cremes de leite, cervejas e acessórios de camping, além de castanhas e outros itens. 

Dentre estes, alguns produtos registraram um aumento de vendas superior a 2.000% em comparação com a média anual. O panetone, ícone natalino, lidera com um aumento surpreendente de 2.898%, seguido de perto pelo espumante, que cresce 1.556%. Durante as festividades e férias, as bebidas, em particular, ganham destaque: as vendas de whisky aumentam em 312%, vodkas em 146%, cervejas em 84%, gins em 77% e runs em 39%. Correspondentemente, a demanda por gelo também dispara, alcançando um aumento de 144%.

Com a subida das temperaturas, itens como repelentes (99%), bronzeadores (73%), inseticidas (68%) e limpadores de piscina (38%), também viram um aumento nas vendas em relação à média no ano de 2023. Produtos refrescantes como geladinhos, gelo, sorvetes de massa e açaí também mostram um desempenho robusto com aumentos de 77%, 52%, 42% e 27%. Já as bebidas, categorizadas como a principal tendência de 2023, continuam a mostrar um crescimento acelerado, com gins liderando com um aumento de 65%, seguidos por vodkas (37%), cervejas (17%) e energéticos (17%).

Deixe seu comentário