Por Redação
28 de novembro de 2025Castelo se pronuncia após recolhimento de lote de vinagre determinado pela Anvisa
Empresa afirma que caso é isolado, reforça cooperação com órgãos sanitários e orienta consumidores sobre devolução do produto.
A Anvisa determinou, em 26 de novembro de 2025, o recolhimento do vinagre de maçã Castelo do lote 12M2 após análise do Lacen-DF identificar dióxido de enxofre em concentração acima do permitido e não declarado no rótulo. Com isso, a agência suspendeu a comercialização, distribuição e consumo do lote em todo o país.
LEIA TAMBÉM
Anvisa determina recolhimento de vinagre Castelo após irregularidade
Varejo alimentar avança em outubro, mas ainda acumula perdas no ano
Em nota divulgada hoje, a Castelo Alimentos afirmou estar colaborando integralmente com os órgãos sanitários e que a ocorrência se restringe ao lote mencionado. A empresa informou que abriu uma revisão interna de processos, incluindo etapas de produção, rotulagem e controle de matérias-primas.
A companhia orienta consumidores a verificarem se possuem unidades do lote 12M2 — fabricado em 25 de março de 2025 e com validade até 25 de setembro de 2026 — e a suspenderem o uso.
Aos clientes, a companhia solicita que tomem as seguintes providências:
1. Suspendam imediatamente a venda de produtos pertencentes ao lote acima;
2. Segreguem o estoque, retirando as unidades do ponto de venda e armazenando-as separadamente;
3. Entrem em contato com seu representante comercial Castelo ou com nossos canais oficiais para orientações sobre coleta, devolução e/ou créditos/substituições referentes às unidades em estoque.
O atendimento para devolução ou reembolso está disponível pelo e-mail sacc@casteloalimentos.com.br ou pelo telefone 0800-771-6111.
A Castelo acrescentou que reforçará medidas de controle de qualidade e seguirá informando o mercado sobre novos desdobramentos. "Reforçamos que esta é uma medida preventiva e alinhada às orientações do órgão regulador, em consonância com nosso compromisso de mais de 120 anos de história”, destaca a companhia em nota.
