Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Artigo
...
Por Kátia Bello
24 de junho de 2025

Como preparar o seu supermercado para o futuro?

Confira o novo artigo exclusivo de Kátia Bello, arquiteta e CEO da OpusDesign, para a SuperVarejo

Supermercado e inteligência artificial: prepare sua loja para o que vem aí

No artigo anterior falamos sobre inteligências e como elas são úteis para a arquitetura de lojas, principalmente em supermercados. Dentre essas inteligências está a inteligência artificial, um dos temas mais comentados do momento, e cada vez mais presente na realidade do varejo físico e digital.

LEIA TAMBÉM
Inspirações da Bienal de Veneza para sua loja
Como inovar nos layouts de loja?

Toda vez que o assunto é inteligência artificial no varejo, seja em supermercados ou lojas de outros segmentos, surgem conjecturas sobre como será o futuro do consumo e da operação. Mas falando de lojas físicas, você já parou para pensar qual é o futuro do seu supermercado?

Por mais que se fale sobre tendências e inovações, a verdade é que ninguém consegue prever exatamente como será esse futuro. Estamos vivendo uma era de quebra de paradigmas, transformação acelerada e comportamento exponencial. Contudo, por enquanto, a decisão de onde comprar — se no supermercado A ou B — ainda está em nossas mãos humanas. E enquanto isso for assim, permanece o nosso poder de escolha, influenciado também por nossas emoções, percepções, raciocínios e valores.

É aí que reside um excelente ponto para trabalharmos nas lojas físicas, porque imagine no futuro quando a inteligência artificial for largamente usada para sugerir o sortimento correto, evitar ruptura, otimizar todos os aspectos operacionais para a máxima eficiência, definir qual o melhor ponto para abrir uma loja, cruzando, analisando, prevendo e sugerindo parâmetros e iniciativas operacionais, o que vai realmente diferenciar sua loja física da concorrência?

No futuro não fará sentido sair de casa simplesmente para comprar um produto em um local que não agregue algo importante no seu dia. Hoje já existem operações na China em que os produtos são enviados antes mesmo de serem comprados, com base em modelos de inteligência artificial preditiva que antecipam o comportamento de compra que ocorrerá. Cada vez teremos entregas mais rápidas e sugestões de compra mais precisas.

Talvez agora você esteja se perguntando: por que investir numa loja física? Grandes marcas que nasceram no digital e cresceram no e-commerce, sentiram a necessidade de abrir lojas físicas para oferecer novos tipos de produtos, fortalecer a percepção de marca, e principalmente criar conexões mais profundas com o cliente que está nas lojas. Um exemplo deste movimento que podemos citar, como o próprio nome diz é o Beleza na Web, que hoje através de suas lojas físicas que consegue integrar os canais digital e físico, permitindo experiências sensoriais e de experimentação.

A loja física, nesse novo contexto, torna-se um espaço de experimentação, relacionamento e vivência de marca, algo que o digital ainda não consegue entregar totalmente.

Os supermercados do futuro serão mais do que um simples lugares para comprar. Será necessário dar razões além da atividade de compra e venda para as pessoas estarem ali. E quais são estas razões? São as que fizerem o seu público escolher você! Ele pode escolher a sua loja porque quando ele entra lá, a arquitetura faz com que ele se sinta acolhido, ou porque ele pode desestressar tomando um café, ou o cheirinho de bolo lembra a casa da avó dele, ou a sua marca tem um propósito real que coincide com o propósito de vida dele, ou um milhão de outras razões que conseguirem atrair um número suficiente de pessoas, que pensem e sintam que aquela loja física agrega valor à aqueles momentos que a pessoa estará ali, e portanto a escolhe.

Percebe que o futuro da loja física é muito menos sobre colocar produtos nas prateleiras, e muito mais sobre construir espaços únicos, que de fato façam as pessoas quererem estar ali? Cada vez menos ir ao supermercado será uma obrigação, porque se a pessoa não quiser muito estar ali, ela não irá, pois não haverá esta necessidade!

Pense nisto!! @katiabelloopus

Deixe seu comentário