
Por Redação
1 de julho de 2025Sobremesas geladas conquistam espaço na rotina dos brasileiros durante o inverno
Supermercados e fabricantes trabalham em parceria para romper a sazonalidade e incrementar as vendas da categoria nos próximos meses
Segundo pesquisa da Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo), há busca por uma maior ingestão calórica no outono e inverno, refletindo mudanças nos hábitos alimentares da população brasileira.
LEIA TAMBÉM
Varejo "aquece" as estratégias para manter o apetite por congelados nos dias frios
Tendências de consumo no verão: como os supermercados podem transformar a experiência do cliente e conquistar fidelidade
De olho nas oportunidades, a Unilever trouxe para o mercado sua linha de Minis da Kibon, ampliando o portfólio de bombons gelados. Teo Figueiredo, gerente Geral de Negócio de Sorvetes da companhia no Brasil, explica como o supermercado pode trabalhar as sobremesas congeladas nos meses mais frios, parte da estratégia de dessazonalização, que busca ampliar os benefícios de consumo e consolidar a Kibon como liderança absoluta da categoria. “Temos investido na linha dos minis bombons gelados, um segmento que dobrou de tamanho nos últimos dois anos e tem se mostrado altamente relevante para o consumidor que busca sabor em porções menores, práticas e ideais para compartilhar. O produto é versátil e está cada vez mais presente na rotina do brasileiro, independentemente da estação”, diz Figueiredo.
Segundo o executivo, a linha dos Minis tem ganhado cada vez mais relevância dentro do portfólio e representa uma grande oportunidade de expansão dentro da categoria de lanches gelados e consumo no inverno. “Com ele, apostamos fortemente em iniciativas de entretenimento – como presença em eventos com a Geração Z - e experiências que reforçam o vínculo emocional com o público. É assim que seguimos, com um portfólio robusto e constante inovação para levar nossos produtos cada vez mais brasileiros, em todas as épocas do ano”, diz
PDV antenado
A Covabra Supermercados também percebe o crescimento no consumo de algumas categorias no período de inverno. “Temos uma variação positiva de vendas nesse período, com categorias crescendo em média 25% a 30% nesse período de Inverno”, afirma Mariana Constantini, gerente de Trade-Marketing da rede.
De acordo com Mariana, o inverno desperta um desejo por refeições mais elaboradas, e os clientes estão dispostos a investir em produtos sofisticados para jantares especiais com direito a sobremesas, encontros entre amigos e noites de fondue ou filmes. Nessa linha as sobremesas geladas acabam sendo boa opção. “É uma temporada de maior apelo gastronômico, na qual a procura por produtos de valor agregado cresce de forma significativa”, complementa.
Para facilitar a experiência de compra nesta época, todas as lojas contam com ambientação temática, incluindo materiais aéreos, forrações e comunicação visual nas entradas e pontos naturais dos produtos. Os principais produtos serão destacados em locais estratégicos das lojas, garantindo mais conveniência aos clientes.