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Varejo
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Por Redação
1 de maio de 2025

Licores ganham protagonismo em drinques e simpatia das novas gerações

Neste ano, a categoria deve crescer 5,83% no Brasil, uma vez que existem novas oportunidades de consumo para a bebida

Os licores estão ganhando mais protagonismo entre as bebidas destiladas. Nos últimos anos, eles conquistaram espaço como base para drinques e não é mais apenas consumido em ocasiões muito específicas. Essa mudança de hábito foi essencial para o aumento do consumo da categoria.

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“O consumo de licor no Brasil tem apresentado um crescimento expressivo nos últimos anos, impulsionado por mudanças nos hábitos de consumo e pelo fortalecimento de novas tendências, como o consumo de licores cremosos em shots. Se antes os licores eram vistos majoritariamente como coadjuvantes na mixologia — usados para dar um toque especial em coquetéis — hoje eles ganharam protagonismo em momentos de socialização, sendo apreciados puros, principalmente em doses geladas”, explica Valéria Cristina Natal, CEO da Stock.

De acordo com a executiva, essa prática conquistou o público jovem brasileiro. “O apelo sensorial dos licores — com texturas aveludadas e alta cremosidade — transformou esses produtos em escolhas populares entre consumidores que buscam uma experiência de sabor diferenciada e acessível”, complementa.

A Stock tem duas linhas de licores: a regular, onde está inserido o premiado Licor de Café, e a Stock Gold, com 10 sabores de licores cremosos, incluindo o de Doce de Leite, que conquistou o público brasileiro.

Para ganhar destaque entre esses novos consumidores, foi preciso atualizar as ocasiões de consumo e a maneira como o produto era visto. Segundo Lucas Rocha, CEO da Don Luiz, a categoria ganhou uma nova dinâmica e mais relevância. “A gente sai um pouco daquela característica das bebidas digestivas, consumidas em ocasiões muito restritas, em pequeníssimas quantidades, e abrange novos hábitos de consumo, diversifica esses hábitos de consumo. A gente vê a categoria ser consumida em shots, ganhar muita presença em bares, restaurantes, participando de eventos, estando mais próxima de um público jovem”, conta.

Outro característica destacada pelo executivo da Don Luiz é o consumo mais consciente, de quem aprecia a bebida. “A categoria como um todo tende a trazer para dentro dela o consumidor que quer beber melhor e não o que quer beber mais”, diz. A previsão da Don Luiz é atingir um market share superior de 8%, com crescimento de 70% neste ano. De acordo com a marca, a categoria como um todo deve crescer 5,83% em 2025.

Ao lado de Don Luiz, o Licor 43 foi um dos que contribuiu com a popularização da categoria. De acordo com Marcelo Negraes, Gerente de Marketing da Divisão de

destilados e licores na Aurora Fine Brands, fabricante da bebida, a empresa tem 3 marcas de licor que merecem destaque. “Licor 43, que hoje é a marca líder em licores importados no mercado brasileiro; Fireball, um licor de uísque com canela, que é o shot mais vendido nos Estados Unidos e, a cada ano, vem ganhando relevância no mercado brasileiro (inclusive tem uma versão de 50 ml que começa a ser distribuída em lojas de conveniência ao redor do Brasil com um preço superatrativo, por volta de R$ 7 a R$ 8); e Villa Massa Limoncello, que tem crescido bastante também por conta da onda de Limoncello Spritz. A moda chega ao Brasil depois de ter estourado na Europa no último ano”, explica o executivo.

A CEO da Stock conta que, segundo dados de mercado, o segmento de licores cremosos cresceu cerca de 25% em 2024. “Consolidando-se como uma das categorias de bebidas alcoólicas com maior potencial de expansão. Esse crescimento reflete não apenas uma maior aceitação por parte dos consumidores, mas também um aumento significativo da presença dos licores em pontos de venda estratégicos, como supermercados e empórios”, fala. Para 2025, a Stock projeta um crescimento de aproximadamente 10% no volume de consumo e produção, em comparação com o ano anterior, que pode ser revisado para cima com o lançamento de novos sabores. “Essa expectativa positiva se deve, principalmente, ao fortalecimento da marca nos canais de varejo, à diversificação dos produtos e ao aumento do consumo por novos públicos que estão descobrindo o universo dos licores”, conta.

Não há dúvidas de que o varejo tem grande peso no crescimento dessa categoria de bebidas destiladas. “Hoje o supermercado é o principal canal da marca. Tanto no atendimento direto, quanto no indireto, é no supermercado onde acontece a maior conversão de vendas para o consumidor final de Don Luiz. É um canal em que a gente tem entregado crescimento muito além da categoria, no qual a categoria tem ganhado uma relevância frente aos demais destilados e também onde a Don Luiz é número 1 da categoria em algumas regiões”, afirma o CEO da Don Luiz.

Esses resultados foram construídos principalmente na pandemia, quando os bares e os restaurantes estavam fechados. O hábito de fazer drinques em casa ficou mesmo depois que as pessoas puderam voltar a frequentar espaços públicos. “A gente acabou se especializando no varejo e é onde, hoje, está a maior parte do nosso volume e do nosso faturamento”, complementa.

O executivo da Licor 43 conta que não pode abrir os números sobre as vendas em supermercados. “Porém, posso dizer que vemos uma tendência de crescimento ao longo desses últimos anos, com a expansão das ocasiões de consumo e do número de consumidores das marcas de licores, categoria que passou por um rejuvenescimento grande capitaneada por Licor 43”, finaliza.

De acordo com um levantamento da Scantech, o volume de licor comercializado no Brasil equivale a 2,3% do volume total de destilados. Essa porcentagem se manteve

estável quando comparados os dados de março de 2024 com o mesmo mês de 2025 e mostra que ainda há bastante espaço para o crescimento da categoria.

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