
Por Redação
3 de junho de 2025Festa Junina traz novidades e boas vendas para o varejo alimentar
Produtos tradicionais ganham novas versões para atrair ainda mais os consumidores para o supermercado
Junho está chegando e, com ele, as tradicionais festas de Santo Antônio, São João e São Pedro, que fazem parte do calendário “junino” dos brasileiros. E os festejos deste período ganham, a cada ano, mais novidades nas prateleiras, uma vez que uma eficiente parceria entre supermercados e indústria é essencial. Para a General Mills, essa é uma época próspera. “A Festa Junina é a temporada de negócios mais importante para a General Mills no Brasil, pelo fato de Yoki e Kitano serem líderes e até mesmo sinônimo em algumas categorias tradicionalmente consumidas na sazonalidade”, diz Sammi Calderon, diretor sênior de Vendas da empresa.
Segundo o executivo, a categoria pipoca, por exemplo, cresce as vendas até 100% no período de maio e julho; a canjica chega a triplicar as vendas nesta época; canela e o cravo têm incremento de 70% e os snacks, 50%. “Neste ano, estamos levando a festa junina a mais de 29 mil execuções, com ativações e materiais que vão auxiliar nossos clientes a incrementar o sell-out da sazonalidade. As barracas juninas são customizadas para cada loja, com a solução adequada para cada varejista. O objetivo é apresentar sempre um mix completo de produtos, visando tornar a experiência do consumidor mais agradável, com a concentração das categorias juninas em um único lugar”, explica Calderon.
A empresa também oferece inteligência de dados e recomendações diretas para o planejamento dos varejistas, com dicas do produto correto, da demanda provisionada certa, no preço e na hora mais indicados. “Essa personalização também é válida para os formatos de lojas. É importante ter um bom olhar estratégico voltado para a regionalização. Embora produtos como pipoca, amendoim, batata-palha, farofa e temperos sejam consumidos em todo o Brasil, entender as particularidades de cada região e adaptar as ações com base em dados é importante para planejar bem e garantir que o consumidor encontre tudo o que precisa em um só local”, fala.
A Delly’s também se junta aos varejistas para entregar melhor seus produtos nesta sazonalidade. “Atuamos de forma muito próxima aos nossos clientes, oferecendo suporte desde a escolha do mix ideal até sugestões para montagem de ilhas e ambientação dos pontos de venda. Também desenvolvemos ações promocionais, materiais de PDV personalizados e ativações em parceria com as marcas. O objetivo é transformar esse espaço em uma verdadeira experiência junina para o consumidor, gerando engajamento e contribuindo diretamente para o aumento das vendas”, fala Janaina Vales Costa Garro, diretora de Marcas Exclusivas, Marketing e Qualidade.
Amendoim, canjica, milho de pipoca, coco ralado, paçoca, polenta e farinha de milho são alguns dos itens clássicos típicos da temporada que fazem sucesso. "É um período em que esses produtos se tornam indispensáveis nas receitas, e a demanda cresce cerca de 25% em relação às demais épocas do ano", ressalta Janaina. “Para 2025, estamos apostando em lançamentos como os temperos para pipoca, doces prontos para consumo — como brigadeiro e beijinho — e o creme de avelã da marca Fritz & Frida, marca gaúcha, com mais de 40 anos de história, que integra o portfólio de Marcas Exclusivas da Delly’s”, complementa.
Mesmo produtos que não têm ligação imediata com Festa Junina podem se beneficiar do período e aproveitar boas parcerias com os varejistas. É o caso do licor de doce de leite Don Luiz. “A Festa Junina é uma das celebrações mais queridas do Brasil e tem tudo a ver com a essência da Don Luiz. Para o período de São João, vamos ter ativações em pontos de venda pelo Brasil, como por exemplo, com a rede de supermercados HiperIdeal, que tem foco na Bahia. A marca se posiciona como uma excelente opção para os supermercados que desejam trazer brasilidade para suas gôndolas. A presença da marca no varejo ajuda a reforçar esse vínculo com o consumidor também no ponto de venda”, conta Lucas Rocha, CEO da Don Luiz.
LANÇAMENTOS Chegam às gondolas, neste ano, novos sabores e apresentações de produtos já apreciados pelos consumidores. Um dos doces que não podem faltar na Festa Junina é a paçoca e, este ano, a Santa Helena coloca no mercado um novo sabor: Paçoquita Coco Queimado. “Inspirada no Nordeste, as notas caramelizadas da típica cocada serão um toque surpreendente na festa junina para nossos paladares”, afirma Breno Carvalho, head de Marketing da Santa Helena.
A DaColônia também apostará em novidades no portfólio dos clássicos, como na paçoquinha sabor Pamonha e amendoim doce CriCri com Cacau. “DaColônia vem investindo cada vez mais em inovação, buscando novidades que atendam às necessidades dos consumidores, com formulações diferentes para o segmento e priorizando a saudabilidade”, destaca Luane Roquete, gerente de Marketing e P&D da empresa.
Outro alimento que não pode faltar na Festa Junina é a pipoca. Em parceria com a Netflix, a Yoki lança os sabores Cheddar Fenomenal e Presunto Absurdo de pipoca micro-ondas, especialmente para quem quer fazer a festa em casa.
A Selmi também entra no clima junino dos supermercados. “Notamos um crescente interesse por produtos que façam parte das raízes culturais do país e estamos prontos para oferecer o que há de melhor para que nossos consumidores possam celebrar suas festas com sabor e qualidade”, afirma Marcelo Guimarães, diretor Comercial. Entre os produtos que terão destaque no período estão as Farinhas Renata, usadas para o preparo de bolos e receitas típicas; as Misturas para Bolo Renata, com sabores como aipim, fubá, laranja, coco com chocolate, entre outros.
A Cia. Müller de Bebidas trará para o período versões da Cachaça 51 e da Cachaça 51 Ouro em garrafas e latas colecionáveis, decoradas pelo artista pernambucano J. Borges, com artes inspiradas nas xilogravuras dele. “O São João é uma manifestação da cultura brasileira celebrada em todo o país, e temos orgulho de fazer parte desse momento. Como estratégia, unimos dois ícones do Brasil, a Cachaça 51 e a arte de J. Borges, para criar embalagens que homenageiam essa tradição com muito respeito e identidade”, afirma Marina Flavia da Silva, head de Trade e Marketing.