
Por Redação
20 de agosto de 2025Horistas ajudam supermercados a reduzir falta de mão de obra
Setor paulista tem 34,5 mil vagas; modelo de trabalho remunerado por hora atrai jovens e dá flexibilidade, mas exige planejamento por parte de quem emprega
Segundo a APAS (Associação Paulista de Supermercados), há atualmente 34,5 mil vagas abertas no setor supermercadista paulista que precisam ser preenchidas. A alta rotatividade no varejo é um desafio constante, motivado por fatores como remuneração pouco competitiva, jornadas que incluem feriados e fins de semana, ausência de plano de carreira e outros aspectos.
LEIA TAMBÉM
Portas abertas: como está a inclusão de estrangeiros no varejo alimentar
Impactos da tarifa americana de 50% na economia brasileira: riscos imediatos, reações estratégicas e oportunidades para o varejo
Para Erlon Ortega, presidente da APAS e gestor do Serve Todos Supermercados, o modelo de trabalho horista — que abrange formatos de tempo parcial ou intermitente — pode ajudar a reduzir o turnover no setor de várias formas. “Com esse modelo, conseguimos atrair e reter talentos que buscam por flexibilidade, como jovens, estudantes, pessoas em transição de carreira ou em busca de renda complementar. Ao oferecer horários adaptados às necessidades do profissional, o supermercado se torna um empregador mais atraente. Além disso, reduzimos a sobrecarga da equipe fixa e facilitamos a entrada no mercado para quem tem pouca experiência”, afirma.
Ortega ressalta, no entanto, que a adoção do trabalho por hora também apresenta desafios relevantes, especialmente em um ambiente dinâmico como o dos supermercados. Entre eles estão a necessidade de um planejamento de escala sofisticado para garantir a equipe certa no momento correto, o cumprimento rigoroso da legislação trabalhista, o uso de softwares eficientes de gestão, o investimento em treinamento e padronização, e a atenção para que os horistas se sintam valorizados — e não como “tapa-buracos”. Há ainda o aumento nos custos administrativos.
No Brasil, redes supermercadistas e varejistas já utilizam os formatos de tempo parcial e, mais recentemente, o trabalho intermitente, como forma de lidar com oscilações de demanda. Essa prática pode tornar o ambiente de trabalho mais atrativo, produtivo e com menor rotatividade.
A vice-presidente da APAS, Shirlei Castanha, reforça que o problema de preencher vagas no setor envolve múltiplas causas e exige novas soluções. “Precisamos nos adequar e buscar por alternativas inovadoras, que conciliem os interesses de profissionais e empregadores. A nova geração não busca mais exclusivamente o regime CLT e quer mais flexibilidade; precisamos acompanhar essa mudança”, afirma.
Para Natália Mauad, diretora de RH do Grupo Carrefour no Brasil, o modelo horista ajuda a cobrir períodos sazonais sem sobrecarregar a equipe fixa, mantendo a estabilidade do quadro principal. “Hoje utilizamos plataformas parceiras para contratar por missão, conforme a necessidade de cada loja, principalmente para frente de caixa e reposição. Isso nos dá agilidade nos horários de pico, sem ampliar o quadro fixo”, explica.
Segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), 70% das vagas em supermercados permanecem abertas, principalmente para cargos como atendente de caixa, repositor e estoquista. Essa escassez pode, em casos extremos, atrasar até inaugurações de novas lojas.
Gostaria de saber como faço para trabalhar como horista
Grande problema de hoje, e a remuneração! Estamos enfrentando um era de tudo muito alto, isso faz com que os profissionais busquem um trabalho com uma remuneração melhor! Aqui onde moro está pra inaugurar uma super mercado ABC , estão precisando e não tem mão de obra na cidade que tem aproximadamente 23 mil habitantes. Os salários oferecidos não atende os requisitos básico de um pai ou uma mãe de família. Olhem para a remuneração e vão ter uma outra visão
Boa tarde, como participar desse novo tipo de trabalho, horista, tenho 61 anos tem experiência na área varegista( trabalhei no grupo pão de açúcar)
Quero trabalhar de horista.
Gostaria de trabalhar no período da manhã, pq já trabalho a tarde, pelo menos umas 5hs de trabalho, já me ajudaria dmais
Sim eu preciso trabalhar.
Os tempos estão muito diferentes. A experiência dos mais velhos devem somar com as energias que os jovens possuem. Acontece que precisaria ter uma maneira somar essas duas forças. A maioria das pessoas estão conversando muito entre si e esquecem que pode se conversar mas tem hora, essa conversa precisa ter limite . E uma questão de respeito para com o cliente. Aqui na minha cidade tenho questionado com os donos de supermercado não como uma cobrança, mas com intensão de melhorar o atendimento ao cliente e o próprio funcionário. E muitos passam achar que uma cobrança é bem ao contrário.. e que quem está por fora tem uma outra visão.
A solução é óbvia para essa escassez. O mercado hoje está muito aberto para autonomia mas, apesar de ser um cargo mais engessado, o CLT também tem suas vantagens. Para conseguir conquistar falta só um detalhe que é salário justo. Querem ficar contratando por menos de dois salários mínimos, daí até entregar pizza é mais atraente...
Gostaria de saber como me inscrever para trabalho de horista em supermercado
Gostaria de trabalhar como horista em super mercado, trabalhei 31 anos em cervejaria já conheço a rotina de trabalho nos finais de semana tenho 60 anos estou no comércio da família wt par cott 12 982283825 ,, obrigado pela atenção Abraço