
Por Redação
30 de abril de 2025Feitos à mão ou por impressoras, cartazes destacam ofertas nos supermercados
Profissão de cartazista ainda resiste à automação em algumas redes
Os cartazes são peças fundamentais na comunicação de preços e promoções nos supermercados, onde as ofertas mudam rapidamente. Para acompanhar essa dinâmica, é essencial ter uma produção eficiente e rápida de cartazes, e hoje, além da produção manual, existe também a possibilidade de usar o design digital e as impressoras para fazer essa comunicação. “Temos um sistema que faz a gestão de todos os preços da Coop, de preço regular à oferta, isso envolve diversas áreas: Marketing, TI, Pricing e Comercial. A oferta nasce da estratégia mensal. O comprador faz a negociação e o cadastro das ofertas no sistema e assim que a oferta é aprovada pelo Pricing automaticamente ela é liberada para a loja fazer a impressão. O operador da loja tem a tarefa de selecionar o tema do material, imprimir os itens e aplicar nos pontos quentes da loja. Cada loja faz a sua própria implantação, mas o processo é centralizado”, explica Vanessa Gonçalves, gerente de Marketing da Coop, onde o sistema é 100% automatizado.
O cartazeamento é visto na rede como de grande importância por ser uma ferramenta estratégica de comunicação. “Os cartazes cumprem um papel fundamental no estímulo à venda, reforço de campanhas e fortalecimento do posicionamento da marca no ponto de venda. Sempre bem alinhado com as ações de marketing e merchandising, o cartazeamento contribui significativamente para a conversão e a experiência de compra, atuando como um elo entre a estratégia comercial e a execução na loja”, diz Vanessa.
Ainda existem também os supermercados que mantêm cartazistas que fazem o trabalho manualmente em sua rede de lojas. É o caso do Grupo Asun, no Rio Grande do Sul. Cada uma das 34 lojas do Asun Supermercados tem um profissional que desenha, uma a uma, as ofertas do dia. “Gosto de fazer à mão porque chama mais a atenção do que se fizer na máquina. Esse cartaz feito na mão é mais bonito”, diz Beatriz Dias Araújo, cartazista do Grupo
A profissional conta que, pouco tempo depois de começar a trabalhar em supermercado como operadora de caixa, há mais de 30 anos, seus superiores perceberam que ela poderia ser cartazista. “O pessoal viu que eu tinha uma letrinha bacana e eu fui me interessando. Quando surgiu uma vaga, falaram que iam me ensinar. Na época que eu comecei, era pincel de pelo ainda e tinta. Nossa, quanto banho eu tomei na época. Saía toda pintada”, relembra a profissional.
Hoje o trabalho é feito com canetões tinteiros de vários tamanhos, que são bem mais práticos, segundo Beatriz. “O cartaz tem que informar exatamente o produto para o cliente. Ser o mais simples e objetivo possível para passar sua mensagem”, explica.
O que vai ser colocado no cartaz é definido pela matriz, por meio do Departamento de Marketing. Todas as lojas da rede, seguem mais ou menos a mesma rotina.
Ao chegar, a primeira atitude de Beatriz é tirar da frente da loja os cartazes que já não valem mais, com ofertas do dia anterior, e colocar os que deixou pronto no dia anterior, com as promoções válidas. “Depois, ao longo do dia, já vou me organizando para fazer os outros com os preços que vieram na circular. Procuro sempre manter o padrão nos cartazes. Tem que ser uma letra que as pessoas vão olhar e conseguir ler. Não pode firular muito a letra”, conta.