Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Varejo
...
Por Redação
12 de novembro de 2025

Dia do Supermercado celebra a força do setor que move a economia brasileira

Data comemorada em 12 de novembro valoriza a atividade supermercadista no país, e tem sido importante impulsionadora de promoções nas lojas

O Dia Nacional do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, marca o reconhecimento oficial da atividade no Brasil. A data foi instituída em 1969, pelo Decreto nº 63.344, que regulamentou e consolidou o setor como um dos pilares da economia nacional.

LEIA TAMBÉM
Dia do Supermercado: o que esperar do varejo alimentar do futuro
O bem-estar em destaque: como o movimento wellness transforma o consumo e as gôndolas do supermercado

No mesmo período, foi fundada a ABRAS (Associação Brasileira de Supermercados), entidade que, desde então, tem sido protagonista na valorização do setor e na promoção de ações que destacam sua relevância econômica e social.

Em parceria com associações estaduais, como a APAS (Associação Paulista de Supermercados), além de varejistas e indústrias, a ABRAS vem promovendo campanhas e ações comemorativas em todo o país. A data se consolidou como símbolo de empreendedorismo, inovação e geração de empregos no varejo alimentar, e também tem sido uma importante impulsionadora de vendas em uma sazonalidade que cresce, cada vez mais, a importância no setor supermercadista, a Black Friday. “O dia 12 de novembro precisa ser o grande motor das nossas promoções em novembro. Na Black Friday, dividimos a atenção do consumidor com todo o varejo, por isso, é fundamental reforçar que o verdadeiro dia das ofertas no nosso setor é 12 de novembro”, pontua Erlon Ortega, presidente da APAS.

Com mais de meio século de história, os supermercados brasileiros ampliaram seu papel econômico e social, tornando-se espaços que refletem o comportamento do consumidor, as transformações tecnológicas e as tendências de consumo. Em 2025, o tema escolhido para a comemoração — “Valorizar você é nosso maior compromisso” — reforça a centralidade do consumidor na estratégia do setor. A iniciativa busca fortalecer o relacionamento com o público e transformar as lojas em espaços de experiência e conveniência.

Para Claudio Felisoni de Angelo, presidente do Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar) e idealizador do MBA Varejo da FIA Business School, o Dia dos Supermercados é uma oportunidade de reconhecimento e reflexão. “O setor supermercadista brasileiro desempenha um papel essencial na cadeia de abastecimento, garantindo o acesso a alimentos e produtos básicos em todo o país. E também não se pode deixar de assinalar a importância que o segmento tem na geração de empregos”, destaca.

Mais do que uma data comemorativa, o 12 de novembro celebra a dedicação diária de milhares de profissionais — gerentes, operadores, repositores, atendentes e executivos — que fazem do supermercado um elo essencial entre a indústria e o consumidor.

Deixe seu comentário