
Por Redação
1 de maio de 2025Panetone movimentou R$ 1,2 bilhão entre novembro de 2024 e janeiro deste ano
No período, o produto teve um crescimento de 29,6% em valor
O panetone movimentou R$ 1,2 bilhão entre novembro de 2024 e janeiro de 2025 — um crescimento de 29,6% em valor e 7,3% em volume, totalizando 49,7 mil toneladas vendidas no período. A penetração da categoria aumentou 1,6 ponto percentual, alcançando 62,9% dos lares brasileiros, de acordo com dados da Kantar, encomendados pela Abimapi (Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados).
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“O desempenho do panetone é um reflexo da sua reinvenção. Além do apelo tradicional, a categoria vem conquistando espaço com novas ocasiões de consumo, formatos mais indulgentes e maior penetração entre os públicos das classes C e D”, afirma Claudio Zanão, presidente-executivo da Abimapi.
Entre os segmentos analisados, os panetones recheados se destacaram com o maior crescimento em valor, de 41,3%, alcançando faturamento de R$ 149,4 milhões e representando 12,6% do total da categoria. O segmento foi o que mais agregou valor, impulsionado por versões mais indulgentes, sabores exclusivos e posicionamento premium.
Os panetones com gotas de chocolate cresceram 27% em valor, R$ 542 milhões, e 6% em volume, 21,5 mil toneladas, mantendo sua forte presença nos lares e apelo familiar. Já os panetones com frutas cristalizadas, ícone da tradição natalina, cresceram 28,7% em valor e 7,3% em volume.
O estudo destaca a importância estratégica de ampliar a presença da categoria ao longo do mês de janeiro, quando o consumidor passa a procurar mais promoções, e pensar em novas experiências que associem o panetone a ingredientes refrescantes, sobremesas e momentos de prazer fora do calendário tradicional de festas.
“A categoria está crescendo não só em números, mas em relevância. E o desafio agora é inovar e estender esse consumo para além do fim de ano, sem perder seu valor simbólico”, finaliza Zanão.
As expectativas para 2025 são igualmente positivas. A indústria aposta na diversificação de sabores, no lançamento de versões criativas — incluindo opções refrescantes, combinações inusitadas e até versões salgadas — e em formatos que ampliem as ocasiões de consumo ao longo do ano.