Marketing
Marketing 30 de dezembro de 2022

Relembre como Pelé impactou a indústria do café no Brasil

O produto licenciado, com o nome que o tornou mundialmente conhecido, surgiu em 1970

Em 1970, a Seleção Brasileira de Futebol ? composta por nomes como Tostão, Clodoaldo, Jairzinho e, é claro, Pelé ? se tornava tricampeã da Copa do Mundo FIFA. No mesmo ano, a exportadora nacional Cia. Cacique de Café Solúvel, decidiu fechar uma parceria com o Rei do Futebol, revolucionando assim a história de café no país.

O ex-atleta, que morreu em 29 de dezembro, devido uma falência múltipla de órgãos, recebeu um milhão de cruzeiros pelo acordo feito para o uso da marca no país e na Europa. Para cada outro país ou continente, a empresa teria que desembolsar 500 mil pesos.

Tendo passado até por exportações piratas, a marca começou a crescer com as intensas publicidades que acompanhavam o sucesso de Pelé. Com o sucesso, a empresa resolveu usar a marca para abrir mercados mundialmente para o café solúvel, uma das inovações da época.

Em 2017, o Café Pelé passou a fazer parte do portfolio da holandesa Jacobs Douwe Egberts (JDE), que a adquiriu juntamente com as marcas Graníssimo e Tropical. A marca internacional ainda detém a Pilão, a L?OR e a Caboclo.

Deixe seu comentário