Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Marketing
...
Por Redação
13 de junho de 2025

O que deve ser pensado por uma marca, antes de passar por processo de rebranding?

Rede DIA vive o processo e avança em sua jornada contínua com melhora nos indicadores

Toda trajetória no reposicionamento e reestruturação de uma empresa é cercada por desafios, principalmente no setor do varejo. O rebranding, ou ato de ressignificar a imagem percebida de uma empresa ou produto, nunca foi tão necessário, segundo Yashim Zavaleta, diretor e fundador da LeanFactor, agência de comunicação. “Desde uma mudança de identidade visual até nos momentos de fusões e de crise, a importância da estratégia é imensa para a empresa se manter relevante e competitiva no mercado”, analisa.

LEIA TAMBÉM
SV TÁ ON: reestruturação da rede DIA
Descubra como o marketing digital pode impulsionar o sucesso do seu supermercado!

Esse processo hoje é vivido pela Rede DIA e segundo Fabio Farina, CEO da companhia, há pouco mais de um ano, a empresa se desvinculou do grupo espanhol de mesmo nome e investiu em reposicionamento, com direito a atualização do conceito e dos seus PDVs. O executivo afirma que tem usado cada desafio como aprendizado para evoluir, repensar estratégias e não cometer mais os mesmos erros. “O DIA tem avançado em seu processo de reestruturação, mas esta é uma jornada contínua”, diz.

Segundo o executivo, já houve melhora nos indicadores de clientes em loja. Indicadores de número de tickets e dados de NPS avançaram. “Mas sabemos que o varejo exige capacidade de inovação e resiliência sempre, por isso seguimos atentos e focados na melhoria da experiência de compra em nossas lojas, sejam elas próprias ou franquias, padronizando processos e rotinas de trabalho”, disse.

O modelo de proximidade está no DNA do DIA e o trabalho tem sido resgatar essa essência, a partir da renovação das lojas, dos pilares estratégicos e de um novo posicionamento, o “atacadinho de bairro”. Dessa forma, facilitar a vida do cliente com uma proposta acessível e próxima, unindo ainda mais comodidade com economia.

A rede DIA, recentemente, passou por uma adequação e padronização de todas as fachadas de lojas, com investimentos em iluminação e na instalação de padaria em 100% de suas unidades. Além do reforço interno de seus princípios de atendimento e disposição de produtos de forma uniforme. Estratégias para reforçar o conceito de proximidade, para que o cliente encontre tudo o que precisa perto de casa, em um só lugar e com reposição diária que assegura frescor e qualidade, segundo Farina.

Entre as principais ações nas lojas está a padronização. Todas as unidades passam a contar com a reposição diária de frutas, verduras e legumes e com pães frescos disponíveis a qualquer hora do dia. “Além disso, temos todas as fachadas atualizadas, com novo layout, e nova iluminação interna e externa. Nosso maior objetivo é unir a praticidade das compras de bairro com a economia dos atacados, facilitando a vida do cliente com uma proposta acessível e próxima. Com o Atacadinho de Bairro, queremos oferecer ainda mais comodidade e ser, dentro do modelo de proximidade, o mais econômico”, diz

Segundo o executivo, outro pilar focal é a marca própria, que já conta com mais de 800 produtos, algo estratégico para o negócio. “A Melhor a Cada DIA é um exemplo de sucesso ao unir preços competitivos e qualidade, inclusive, com linhas de produtos importados, como o azeite extravirgem de Portugal, macarrão da Itália e a famosa geleia da Argentina, com preços que chegam a ser até 50% mais baixos do que os dos concorrentes. Estamos constantemente atentos às tendências e demandas do mercado para oferecer produtos inovadores, ampliando nossa gama de itens disponíveis e garantindo que nossos clientes encontrem no DIA opções que combinem qualidade e preço justo em cada compra”, conta Farina.

Atualmente, a marca tem 244 lojas em São Paulo capital, região metropolitana, além de cidades do interior e litoral. Para garantir a reposição diária de produtos, frescor e qualidade, foi feita a opção por concentrar a operação apenas no estado de São Paulo. Não houve mais fechamentos desde o nosso processo de reestruturação, iniciado em março de 2024. “O plano ainda prevê a abertura de novas lojas, afinal, entendemos que o varejo não existe sem crescimento e expansão, isso é uma premissa básica. No entanto, neste primeiro momento, o foco está na consolidação do nosso novo posicionamento”, conclui.

Deixe seu comentário