
Por Redação
24 de julho de 2025Acelerando resultados: como o marketing está moldando o novo delivery no Brasil
De campanhas personalizadas com inteligência artificial a experiências hiperlocalizadas, as estratégias de marketing de iFood, Daki e aiqfome mostram como o setor de delivery evolui com foco em conexão emocional, conveniência e inovação constante
Num setor cada vez mais competitivo, com múltiplos players disputando a atenção e a fidelidade do consumidor, o marketing tem assumido um papel central na aceleração de resultados e diferenciação no delivery brasileiro. Mais do que campanhas promocionais, as marcas estão investindo em conexões reais com o público, uso inteligente de dados e posicionamentos estratégicos para ganhar relevância e impulsionar o crescimento.
LEIA TAMBÉM
O papel do compliance da era do ERP e da inteligência fiscal no varejo
Supermercados investem em corridas de rua para fortalecer marca e conexão com o público
Para Mairá Mendonça, head de marketing do iFood, a construção de uma marca forte passa por estar presente nos momentos de relevância cultural para os brasileiros. “Trabalhamos para construir uma marca forte e consistente, fortalecendo o ecossistema e impulsionando o crescimento da empresa. Buscamos estar presentes nos principais momentos de relevância cultural para os brasileiros, oferecendo experiências e campanhas inovadoras e disruptivas, que contribuem para criar conexões verdadeiras com consumidores”, diz.
Segundo Mairá, essa presença se desdobra em diversas categorias e ações, como parcerias com eventos culturais e esportivos. “A empresa se posiciona como uma plataforma multi categorias, que entrega tudo que os brasileiros precisam, seja por meio de suas categorias como mercado, petshop, restaurante, shopping, farmácia, conveniência ou bebidas, ou por meio de patrocínios estratégicos, como o Carnaval, parceria com a Cazé TV e, mais recentemente, como Delivery Oficial do The Town”, afirma.
Personalização e inteligência artificial como diferenciais competitivos
A personalização, impulsionada por dados e inteligência artificial, tem sido uma das principais alavancas de engajamento nas plataformas. No iFood, mais de 150 inteligências artificiais integram as operações para transformar dados em campanhas com alto grau de precisão. “As campanhas personalizadas têm impulsionado significativamente o engajamento e a frequência de pedidos ao combinar inovação com uma análise precisa do comportamento de seus mais de 55 milhões de clientes ativos”, aponta Mairá.
Além disso, o iFood conta com uma área dedicada à publicidade, o iFood Ads, que conecta consumidores às marcas por meio de anúncios e projetos especiais baseados em dados. “Cada campanha é única e disruptiva, refletindo em todos os pontos do negócio, assim como na maior frequência de pedidos e na conexão emocional com o público”, conta a head de marketing do iFood.
Na Daki, o uso de dados também é central para a operação e as decisões de marketing. “Nosso objetivo é que o consumidor entenda que o mercado online ultrarrápido não é um luxo, mas uma solução prática e acessível para o dia a dia. A leitura contínua dos dados nos ajuda a ajustar campanhas e ações com precisão, o que se reflete em mais conversões, maior satisfação e retenção de clientes”, afirma Felipe Carlo, diretor de marketing da Daki.
Hiperlocalização, proximidade e fidelização como estratégias de crescimento
O delivery ultrarrápido exige um entendimento profundo dos hábitos locais. É nesse ponto que a Daki se diferencia ao adaptar seu portfólio e comunicação para cada bairro ou região. “Nosso portfólio é único em cada loja e região. Em bairros onde o consumo de itens naturais é maior, reforçamos esse tipo de oferta nas campanhas locais. Isso faz com que as pessoas sintam que a Daki fala a mesma língua que elas”, diz Felipe Carlo.
Essa abordagem gera maior engajamento e fidelização, com destaque para a experiência completa, da comunicação até a entrega. “A comunicação da Daki é leve, próxima e bem-humorada. Já na entrega, cuidamos para que os pedidos cheguem bem organizados, com embalagens caprichadas e, às vezes, até com pequenas surpresas”, afirma Carlo. Segundo o executivo, a marca também lançou recentemente o programa de fidelidade Daki do Clube, com cupons exclusivos e frete grátis, reforçando o relacionamento com os clientes.
No aiqfome, a estratégia é mirar nas pequenas e médias cidades, com um posicionamento mais humano e regionalizado. “Nossa estratégia de focar no interior nos aproxima muito do nosso público. Por olharmos para as pequenas e médias cidades, suas comunidades, costumes e estarmos presentes em eventos e no dia a dia de cada uma delas, conseguimos falar o mesmo sotaque dos nossos clientes e parceiros”, explica Juliana Silva Roja, diretora de alianças estratégicas do aplicativo.
Aprendizado constante e agilidade como ativos estratégicos
A adaptabilidade é uma das marcas das empresas mais bem-sucedidas no setor. Mairá Mendonça destaca que, ao longo de 14 anos, o iFood aprendeu a valorizar a agilidade e a autonomia dos times. “A mudança de rota é um fator recorrente no iFood, seja relacionada a sazonalidades, patrocínios ou parcerias. Nosso maior aprendizado é estar abertos a admitir falhas e aprender com elas”, revela a executiva.
Juliana, do aiqfome, reforça que grandes campanhas trazem lições valiosas sobre propósito e posicionamento. “Fica muito nítido o quão importante é fortalecermos também o nosso posicionamento de marca e o que acreditamos. Nossa cadeia de delivery precisa estar saudável e rendendo frutos para todos os envolvidos, não só pra gente”, acredita.
Esse olhar coletivo e sustentável tem ganhado força entre os consumidores, que exigem cada vez mais coerência das marcas com seus valores. “As pessoas cada vez mais pensam em como o consumo delas afeta o contexto em que vivem. As marcas que de fato possuírem práticas sustentáveis de operação vão ser mais fortes e priorizadas pelo público”, pontua a diretora de alianças estratégicas do aplicativo aiqfome.
Tendências: o futuro do delivery passa pela personalização e integração
Com o futuro cada vez mais moldado por dados e tecnologia, as plataformas de delivery seguem apostando na personalização como principal motor de inovação. “A personalização, a utilização de dados e a tecnologia continuarão sendo fatores fundamentais para a assertividade nas ações no setor”, afirma Mairá Mendonça. A executiva também destaca o papel crescente de ações omnichannel e campanhas gamificadas para manter o público engajado de maneira imersiva.
A Daki, por sua vez, pretende ampliar o uso de inteligência artificial e fortalecer sua presença local por meio de colaborações com influenciadores de bairro. “Vamos investir ainda mais na personalização da nossa comunicação criando ações criativas dentro do app, campanhas interativas e novas formas de descobrir produtos. Seguimos apostando em campanhas próprias e datas comemorativas, que reforçam o vínculo com quem já nos conhece e despertam a curiosidade de quem ainda vai conhecer”, diz Carlo.
De acordo com Juliana, no aiqfome a IA também está no centro das perspectivas futuras. “Estamos cada vez mais trabalhando guiados pelo entendimento do que cada cliente deseja, para oferecer a satisfação de todas as suas necessidades de conveniência”, completa.