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Marketing 12 de fevereiro de 2024

Marcas da indústria investem em product branding e despertam sensações memoráveis no varejo

Especialistas destacam a importância da consistência ao longo do tempo e de olhar simples e criativo para conectar o produto ao público-alvo

Todos conhecem marcas que trazem uma característica específica e que têm conexão instantânea com o público. Quando pensamos na Disney, logo associamos à magia, assim como a Volvo é sinônimo de segurança para os motoristas. Para as marcas da indústria, investir em product branding é despertar sensações e criar conexões conscientes e inconscientes com o consumidor dentro do ponto de venda.

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Maichel Gerstberger, gerente de vendas da Frahm, empresa especializada em branding, o product branding é importante para o mercado varejista porque desempenha um papel significativo na criação de uma conexão emocional entre o produto e o público-alvo. “Essa abordagem vai além de simplesmente promover as características físicas do produto, ela se concentra em construir uma identidade única e distintiva para a marca, destacando seus valores, missão e personalidade. Além disso, identidade, conexão emocional e reconhecimento de marca gera fidelização”, explica.

De acordo com Gerstberger, assim como os benefícios são claros, os desafios também, e a indústria precisa manter a consistência ao longo do tempo, especialmente quando há mudanças na liderança. “Somando isso ao custo alto para desenvolver produtos com características específicas e exclusivas, a indústria precisa de uma abordagem estratégica, comprometimento a longo prazo e a capacidade de adaptar-se às mudanças no ambiente de negócios e nas preferências dos consumidores”, afirma.

Pequenas ações e produtos memoráveis

Para Fernanda Sujto, product marketing manager da Hotmart, as empresas que se empenham em construir reputação própria para seus produtos, muitas vezes, começam por pequenas ações. “A definição de um nome interessante pode gerar ganhos. A verdadeira questão não é se product branding vale o investimento, mas sim, quando e quanto se deve investir na marca do produto”, diz.

Segundo a executiva da Hotmart, pode parecer que product branding é uma estratégia a ser aplicada apenas por grandes empresas. Mas, nem sempre irá exigir o desenvolvimento de ecossistemas complexos, extensas plataformas e campanhas onerosas. “Apostar em product branding é empenhar-se para tornar seu produto memorável, e isso pode ser feito de maneira correspondente aos recursos disponíveis. Muitas vezes, um olhar simples e criativo podem contribuir bastante para conectar ainda mais seu produto ao público-alvo”, completa Fernanda Sujto.

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