Por Redação
28 de outubro de 2025Novos mindsets e comportamentos para o futuro
Profissionais e especialistas de diferentes segmentos se unem aos supermercadistas para compartilhar conhecimento
Hoje (28), São Paulo amanheceu com mais uma edição do evento NSG 2025, no Distrito Anhembi, na Zona Norte da capital. Com a presença de diferentes players do varejo, Elon Ortega, Presidente da Associação Paulista de Supermercados (APAS), iniciou o dia de palestras e painéis agradecendo a presença de todos os participantes do evento, que, mais uma vez, leva tecnologia para dentro dos supermercados brasileiros.
Elon destacou a importância do setor supermercadista no país, responsável por 10% do PIB atualmente, e reforçou a importância da atualização constante dos profissionais e estratégias do setor. “Nosso trabalho precisa ser dinâmico para atender um consumidor cada vez mais dinâmico e que está cada vez mais conectado e, por consequência, mais exigente”, falou.
No mesmo sentido, Gabriel Fernandes, diretor da vertical de varejo da ACATE, explicou os pilares principais do NSG 2025: inovação, tecnologia, comportamento e gerações e governança e sucessões. Para o profissional, chegou o momento de os executivos do setor serem engenheiros de estratégias em IA. “Hoje o NSG é uma provocação para refletirmos sobre as inúmeras mudanças tecnológicas e, mais que isso, sobre como faremos para equilibrar tecnologia com humanidade”, disse.
Dando início aos conteúdos do dia, a futurista Daniela Klaiman ministrou a principal palestra do evento: “Comportamentos para o Futuro: Os Novos Mindsets”. Entre outros pontos, a palestrante detalhou como as empresas podem começar a trabalhar os conceitos de “Futuro de curto prazo” (eventos que ocorrerão de 0 a 5 anos e que são movidos pelo comportamento das pessoas/consumidores) e “Futuro de longo prazo” (eventos que ocorrerão de 5 a 50 anos e que são balizados pelo surgimento novas tecnologias). “A ideia aqui é anteciparmos o que vai acontecer para que estejamos prontos e não sermos pegos de surpresa como aconteceu na pandemia”, afirmou.
Os próximos 5 anos, explica Daniela, sofrerão interferência do que a especialista chamou de “forças macro”, que são: a crise financeira global, as mudanças climáticas, as guerras descentralizadas, a alternância do poder e influência global das grandes potências mundiais, a pós-verdade (fomentada pelo uso da IA e das deep fakes), além da crise de saúde mental que já é uma realidade mundial. “Teremos um futuro próximo com ainda mais instabilidade e, por isso, as empresas precisarão ser muito flexíveis para mudar e adaptar estratégias para agir mais rápido”, previu.
Nessa perspectiva, a palestrante listou pontos que os supermercadistas podem utilizar para atender às exigências das “macroforças”. Daniela destacou o mercado wellness (bem-estar) como um dos mais promissores para o futuro. “Hoje o mercado do bem-estar fatura cerca de US$ 9 trilhões (cerca de R$ 48,3 tri) ao redor do mundo e todos os segmentos podem apostar nele como ponto de contato com os consumidores”, contou.
Segundo a especialista, bem-estar não é mais um conceito elitizado. “Wellness é algo para todas as classes sociais e categorias de produto”, reforçou.
Outra necessidade para o futuro é o alinhamento com a IA. “As buscas a partir de agora não serão mais em buscadores, mas dentro das ferramentas de IA, ou seja, as empresas precisam alimentar a IA para que ela indique seus produtos e serviços, porque ela é quem conversará com os clientes daqui pra frente”, disse.
Além das palestras principais, o NSG 2025 conta com diferentes conteúdos sobre tecnologia, que são compartilhados por especialistas em painéis expositivos e interativos.