
Por Redação
3 de outubro de 2025APAS Experience Araçatuba debate futuro da gestão e inovação no varejo
Painéis com especialistas e feira de negócios com 31 expositores movimentam a região e reforçam o papel estratégico do setor supermercadista
Araçatuba será palco de um dos encontros mais aguardados do varejo alimentar paulista: o APAS Experience Araçatuba, promovido pela Associação Paulista de Supermercados (APAS). O evento, que reúne supermercadistas, fornecedores, autoridades e especialistas, promete movimentar a região com debates sobre futuro da gestão, inteligência de dados, inovação e responsabilidade social.
LEIA TAMBÉM
APAS Experience São Paulo - Distritais contou com presença de João Branco e Giba
APAS Experience Vale do Paraíba contou com especialistas da região para debater os rumos do setor e seu impacto na economia paulista
Para Antonio de Vigo, diretor regional da APAS em Araçatuba, a realização do encontro na cidade é motivo de orgulho. “Valorizar os empresários locais e dar visibilidade ao interior no cenário estadual é estratégico, e nossa região tem papel essencial no abastecimento e no desenvolvimento econômico de São Paulo”, afirma.
A programação foi desenhada para provocar reflexões e gerar insights práticos para o setor. O painel de abertura discutirá como a inteligência de dados se tornou aliada dos supermercados, com a participação do economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz, e de Felipe Passarelli, da Scanntech. Em seguida, o público terá contato com dois grandes nomes: Sandro Magaldi, especialista em Gestão Estratégica e Vendas, que falará sobre “Os desafios da gestão do amanhã”; e Léo Rommano, do GPTW, trazendo provocações sobre liderança e cultura organizacional. E, a partir das 18h, a Feira de Negócios abre as portas com 31 expositores, oferecendo soluções inovadoras e oportunidades de relacionamento direto entre indústria e varejo.
Expositores
A presença das empresas reforça o caráter estratégico do evento. Para André Balthazar, gerente comercial da Dubom, a feira representa posicionamento de mercado: “Há uns três anos, vínhamos até Lins, e expandir para essa região era estratégico; pois hoje já contamos com mais de 100 pontos de vendas, incluindo a Redepas e levamos a marca para 30 cidades da região. Participar da APAS Experience significa mostrar que viemos para ficar, com estratégia e investimento direcionado”. No evento, a Dubom apresentará sua linha de sorvetes, açaís e produtos “take home”, voltados especialmente aos supermercados.
Para Renan Alves, gerente de marketing da Picinin, o evento é oportunidade para estreitar laços com supermercadistas e ampliar visibilidade. ““A APAS Experience abre portas para criarmos vínculos com lojistas e mostrarmos toda a nossa linha de produtos, inclusive os que ainda não estão nos supermercados”, diz. “Esses encontros regionais nos ajudam a entender onde precisamos ser mais fortes e como levar essa presença ao consumidor final”, explica. Em seu estande, totalmente redesenhado e moderno, será apresentada a linha completa, incluindo o recente lançamento de feijões especiais (vermelho, fradinho, branco e rajado).
Já para Lucas Garcia Lima, diretor geral do Grupo Salvatore, a feira é espaço de negócios e relacionamento, uma oportunidade de estreitar laços entre indústria e clientes, apresentar lançamentos e solidificar nossa presença. “Participamos do APAS Experience em Araçatuba pelo segundo ano consecutivo e os resultados anteriores foram muito positivos. Queremos consolidar parcerias e fortalecer a marca na região”, afirma.
A força da região
A regional de Araçatuba da APAS representa 45 municípios e 466 supermercados. Em 2024, foram geradas 214 novas vagas de trabalho no setor e hoje há cerca de 614 oportunidades abertas, segundo o CAGED. “Esses números mostram a força econômica e social dos supermercados na região, que estão entre os maiores empregadores e dinamizadores da economia local”, reforça De Vigo.
O evento também terá impacto comunitário: todos os alimentos excedentes da feira serão destinados a entidades assistenciais da região, em parceria com o Sesc Mesa Brasil e apoio da associação Prato Cheio. “É uma forma de combater o desperdício e reforçar o compromisso do setor com a responsabilidade social e a inclusão”, conclui o diretor da APAS.