 
                        Por Redação
28 de outubro de 2025Inovação como diferencial competitivo das empresas
Painel sobre o tema teve a participação de executivos do TikTok e Carrefour, com mediação de representante da APAS
Com mediação de Carlos Corrêa, diretor geral da Associação Paulista de Supermercados (APAS), o período da tarde do NSG 2025, realizado nesta terça (28), no Distrito Anhembi, em São Paulo (SP), foi iniciado com as apresentações de Danielle Crahim, Diretora de Negócios do TikTok Brasil, e Pablo Lorenzo, CEO do Grupo Carrefour Brasil e América Latina, no painel "A inovação como diferencial competitivo das empresas".
A conversa começou com provocações do mediador sobre o que significa inovar para cada um dos executivos e as empresas que eles representam. “No TikTok, o nosso algoritmo é altamente personalizado e construído pelos usuários, e isso já é inovador”, disse Danielle. A profissional explicou, ainda, que o TikTok tem transformado o consumo no mundo. “Estamos na era da ‘comunity commerce’, uma forma de consumir com forte validação da comunidade on-line, e não apenas do vendedor”, completou.
Para o executivo do Carrefour, a inovação da rede é estar em todos os canais possíveis para atender a jornada do cliente. “Para que as nossas estratégias funcionem, precisamos compreender realmente o que o cliente precisa, e estar em contato com ele, on ou off-line, é fundamental para garantir inovações”, falou. Lorenzo apresentou a evolução da comunicação e do consumo, mostrando que a sociedade saiu do jornal impresso para as notícias compartilhadas via WhatsApp e que esse caminho precisa ser acompanhado de perto pelos varejistas.
A executiva do TikTok destacou que as ferramentas on-line não prejudicam o varejo físico, pelo contrário. “Temos dados que nos mostram que o TikTok aumenta em até três vezes a ida dos clientes até a loja física”, afirmou. Segundo Danielle, o trabalho na plataforma dá retorno quando aliada à criatividade e à linguagem da rede.
Pablo explicou que a inovação precisa combinar as novas tecnologias aos outros conhecimentos que as empresas já possuem, porque ela não acontece sem o apoio de diferentes áreas do varejo. “Precisamos combinar trabalhos, estruturas e culturas para criarmos uma interseção positiva para o surgimento da inovação”, disse.
Entre outros pontos, os profissionais ressaltaram que as empresas precisam saber primeiro quem é o seu público e que tipo de conteúdo eles consomem, e não apenas pensar em gerar inovação por causa de tendências que estão em voga.
As discussões do NSG 2025 continuam durante toda a terça-feira (28) e a cobertura completa do evento você poderá acompanhar na próxima edição da revista Super Varejo.
 
                                        
                             
                             
             
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                 
                                                                