Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Evento
...
Por Redação
22 de agosto de 2025

Marcas próprias disparam no varejo e movimentam o PL Connection 2025

Com crescimento de 27,2% em 2024, setor se consolida como aposta estratégica e ganha espaço em evento que reúne mais de 100 empresas e líderes da indústria, varejo e inovação

O mercado de marcas próprias segue em plena expansão no Brasil. Segundo dados da Nielsen, o setor cresceu 27,2% em valor de vendas em 2024, mais que o dobro da evolução registrada pelas marcas de fabricantes (11,1%). O avanço reflete a consolidação de produtos exclusivos como estratégia competitiva no varejo, ampliando margens, fortalecendo a diferenciação e fidelizando consumidores.

LEIA TAMBÉM
Marcas próprias ganham espaço no varejo brasileiro e têm potencial de triplicar participação de mercado
APAS Experience Bauru contou com presença de autoridades locais 

Esse cenário positivo será o pano de fundo da 3ª edição do PL Connection, que acontece nos dias 26 e 27 de agosto, no Expo Center Norte, em São Paulo. Reconhecido como a principal plataforma de negócios para private label na América Latina, o evento reúne indústrias, varejistas e fornecedores em um ambiente que combina feira de exposição, conferências e networking estratégico.

Promovido pela Francal, maior promotora e ecossistema de eventos da América Latina, em parceria com a Amicci, maior hub de private label do continente, o PL Connection 2025 chega para reforçar o papel de marcas próprias e terceirização no varejo nacional e regional.

Na última edição, em 2024, o evento registrou 3,4 mil visitantes, alta de 36% em relação ao ano anterior, além de um aumento de 130% no número de expositores. “Reunimos mais de 100 empresas dos setores de alimentos, farma, higiene e beleza, pet e serviços. Além disso, 73% dos visitantes eram tomadores de decisão e 31% ocupavam cargos C-Level, o que reforça o caráter estratégico do encontro para geração de negócios”, afirma Fernando Ruas, CEO da Francal.

A expectativa para este ano é superar esses números e reunir mais de 100 expositores qualificados, acompanhando o crescimento contínuo do setor e o interesse cada vez maior de varejistas e fornecedores em produtos de maior valor agregado.

Mercado em transformação e desenvolvimento contínuo

Para Antônio Sá, sócio-fundador da Amicci, o evento acompanha a transformação do comportamento de consumo no país: “O consumidor brasileiro está mais aberto às marcas próprias, e o varejo já percebeu que produtos exclusivos aumentam margens, fortalecem a diferenciação e fidelizam clientes. O PL Connection conecta os principais players do setor, transformando tendências e oportunidades em negócios reais”.

Outro ponto de destaque no PL Connection será a segunda edição do Prêmio Excelência em Marca Própria, que reconhece empresas e projetos inovadores em cinco categorias: Design de Embalagem, Inovação em Produto, Sustentabilidade, Melhor Desenvolvimento de Marca e Indústria Parceira. Cada uma delas contempla três setores: alimentos, farmácia e outros com avaliação de um comitê técnico especializado. Em sua estreia, em 2024, o prêmio destacou iniciativas de grandes players como Carrefour, Sam’s Club, Grupo Pão de Açúcar, Petz e Justo, reforçando sua relevância como referência no setor.

Além da feira de negócios e do prêmio, a programação de 2025 traz uma agenda de palestras e workshops sobre temas que vão da inteligência artificial ao comportamento da Geração Z. Entre os nomes confirmados estão Patriciana Rodrigues (Farmácias Pague Menos), Domenico Tremaroli (NielsenIQ), Marcos Ambrosano (Pátria Investimentos), Fernanda Dalben (Dalben Supermercados) e Ricardo Dias (Adventures).

Com crescimento acelerado e maior aceitação por parte dos consumidores, o setor de marcas próprias se consolida como um dos grandes protagonistas do varejo brasileiro e o PL Connection 2025 promete ser o palco onde tendências e oportunidades se transformam em negócios concretos.

Para Fernando Ruas, o PL Connection 2025 reforça a importância de unir diferentes elos da cadeia em torno do fortalecimento das marcas próprias. “Nosso objetivo é criar um ambiente que potencialize negócios, estimule a inovação e dê visibilidade a quem está transformando o setor. O evento é mais do que uma feira: é um espaço de conexão estratégica que ajuda a consolidar o private label como um dos grandes protagonistas do varejo brasileiro”, conclui o CEO da Francal.

Serviço da feira

Datas: 26 e 27 de agosto de 2025 - Das 11h às 19h

Local: Expo Center Norte – Pavilhão Amarelo (Portão 6), Av. Otto Baumgart, 1000 – Vila Guilherme, São Paulo – SP

Entrada: a visitação é gratuita para profissionais com CNPJ ativo. Menores de 16 anos não têm entrada permitida, salvo lactentes até 24 meses


Deixe seu comentário