
Por Redação
18 de junho de 2025SV TÁ ON: tendências de consumo e produtos importados no inverno
Neto Carvalhal, diretor da Casa Flora, é o convidado especial do novo episódio do podcast, dando insights interessantes sobre a estação
O podcast SV TÁ ON recebeu Neto Carvalhal, diretor da Casa Flora, para um bate-papo instigante sobre o universo dos produtos importados, especialmente aqueles que ganham um destaque especial durante o inverno nos supermercados. A conversa mergulhou em diversos aspectos do setor, desde a trajetória profissional do executivo na Casa Flora, até as tendências de consumo e dicas valiosas para os supermercadistas.
Um dos pontos altos do podcast foi a discussão sobre o impacto do inverno nas vendas de algumas categorias. O executivo apontou que o inverno e o final do ano são os dois grandes picos de vendas para a Casa Flora. A estação mais fria, segundo ele, convida as pessoas a se reunirem em casa, comerem massas, beberem vinho e desfrutarem de momentos aconchegantes. Essa característica se reflete diretamente no aumento da demanda por produtos como vinho tinto, massas, molhos e azeites.
Para as massas, os cortes tradicionais como espaguete, fettuccine e fusilli devem continuar dominando as vendas. Em relação aos azeites, apesar dos desafios de safra em anos anteriores, o mercado de azeites extravirgens está se equilibrando. Para os vinhos, o vinho tinto continua sendo o carro-chefe do inverno, contudo, Neto destacou uma crescente curiosidade do consumidor em experimentar novos cortes e blends, de diferentes uvas e regiões. Ele aposta também no ressurgimento dos licores, tanto importados quanto nacionais, com mixologistas explorando-os em coquetéis.
A discussão aprofundou-se também na experiência do cliente, tema crucial no varejo atual. O executivo enfatizou que não basta ter o produto; é preciso saber como ofertá-lo e oferecer uma experiência completa. Ele citou exemplos de ações da Casa Flora, como a presença de quiosques nos pontos de venda, esclarecendo dúvidas. Durante o podcast, ressaltou que a informação e a experiência são o novo diferencial no varejo, permitindo que o consumidor faça escolhas mais conscientes e desfrute plenamente dos produtos, seja um vinho, uma massa ou um azeite.
Confira o episódio: