
Por Redação
24 de setembro de 2025SV TÁ ON: os desafios de atrair o cliente em tempos de omnicanalidade
O episódio do podcast da SuperVarejo, a conversa é com Felipe Wasserman, professor da ESPM de Marketing e Vendas de Varejo, que falou, entre outros temas, da importância de uma comunicação direcionada e da força dos influencers nessa nova era digital
Em busca de trazer alguns insights e promover “provocações” sobre o comportamento do consumidor, e acima de tudo, de qual deve ser o posicionamento do varejo nesse novo contexto, Felipe Wasserman, professor da ESPM de Marketing e Vendas de Varejo, participou do episódio do SV TÁ ON. E entre os muitos temas abordados por ele, esteve uma análise das lojas físicas, que na sua opinião, não evoluíram como deveriam e ainda devem viver esse processo.
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“Precisamos falar da evolução ou não da loja física. Quando falamos de supermercados, por exemplo, e você se lembra de uma loja de 20 anos, perceberemos que ela não é tão diferente do que vemos hoje, seja nos tipos de gôndolas, na apresentação dos produtos, na posição dos caixas, etc. Algumas coisas mudaram, como a oferta de serviços, mas em uma análise macro, não se mudou tanto o ambiente. O que mudou foi o tipo de consumidor, a velocidade de consumo, os tipos de compras, etc”, pontuou.
Outro ponto alto da conversa foi sobre a importância de se investir em comunicação focada em nichos nos tempos atuais, com o objetivo de atingir de forma mais certeira o seu consumidor. “Quem tenta falar com todo mundo, não fala com ninguém! Hoje pessoas ou mesmo as empresas apostam em produtos que buscam atingir um certo tipo de nicho. No geral, as marcas mais famosas são conhecidas por se destacarem em alguma coisa. Esse é o desafio. Como as empresas desenham a comunicação para serem reconhecidas por aquilo”, ressaltou.
Quando se trata do universo digital, o especialista pontuou sobre a relevância dada hoje ao trabalho dos influencers digitais no mercado de consumo. “Eles têm uma conexão com as pessoas e as pessoas com eles. No passado quando se escolhia um garoto propaganda da Globo, por exemplo, a empresa usava a imagem daquela pessoa para vender o seu produto, usando um texto seu. Hoje quando o influencer vende para um público, essas pessoas tendem a seguir com paixão aquela opinião. Se trata de uma estratégia menos controlada”, ressaltou.
Confira o episódio completo: