
Por Redação
3 de setembro de 2025SV TÁ ON: mercado de fusões e aquisições de pequenas e médias empresas cresce em São Paulo
Leonardo Tonelo, sócio da VAREJOCONNECT, fala sobre as operações envolvendo a compra e a venda das redes varejistas e detalha os fatores que têm levado muitas empresas familiares a venderem o negócio
No novo episódio do podcast da SuperVarejo, Leonardo Tonelo, destaca como nasceu a VAREJOCONNECT, empresa que presta serviço no mercado com foco nas operações de fusões e aquisições entre companhias no varejo alimentar. “Entendemos que em algum momento haveria uma consolidação nesse setor e percebemos que não havia nenhuma empresa especializada que poderia fazer essa intermediação de compra e venda, principalmente em se tratando de operações envolvendo pequenas e médias redes varejistas. Assim nasceu a VAREJOCONNECT em 2018”, ressaltou durante a participação no programa.
LEIA TAMBÉM
Fusões e aquisições (M&A) no varejo alimentar regional
O que deve ser pensado por uma marca, antes de passar por processo de rebranding?
Alguns pontos abordados por ele durante a conversa foram os motivos que têm levado as famílias a optarem por vender sua rede ou lojas, ou mesmo levando outras companhias a adquirirem esses pontos para crescerem de forma mais rápida. “Inicialmente os empresários eram muito céticos em crescer suas redes varejistas através de fusões e aquisições, sendo que a estratégia adotada era a abertura de lojas. Isso começou a mudar um pouco antes da pandemia, por volta de 2019, quando alguns fundos resolveram olhar para o varejo de alimentos. Então começamos a participar destes projetos. Nesse momento o supermercadista começou a entender que obter um crescimento apenas através de abertura de lojas não seria suficiente”, explicou.
Outra etapa importante da conversa se deu sobre os cuidados que é necessário se ter durante essa negociação. “Geralmente quem vende a empresa faz isso uma única vez, uma vez que muitas empresas têm entre 40 ou 50 anos muitas vezes. Por isso é importante preservar o ativo e não depreciar. O tempo de duração do negócio depende do tamanho da empresa. Em pequenas e médias empresas, o negócio pode levar entre dois e quatro meses para ser concluído. Já quando envolve operações entre empresas médias, entre seis e oito meses”, explicou.
Confira o episódio completo: