Por Redação
12 de novembro de 2025SV TÁ ON: Dia Nacional do Supermercado: a importância do setor
Supermercadista, palestrante e CEO da Fábrica de Líderes, Rafael Haddad, participou da conversa que discutiu o papel e a importância das lojas hoje na vida dos brasileiros
O Dia Nacional do Supermercado, celebrado em 12 de novembro, marca o reconhecimento oficial da atividade no Brasil. Para debater a importância do setor no país, a relevância das lojas regionalmente, socialmente, bem como o papel das lideranças dentro das empresas varejistas, o SV TÁ ON recebeu o especialista Rafael Haddad.
LEIA TAMBÉM
Dia do Supermercado celebra a fofoca do setor que move a economia brasileira
Dia do Supermercado: o que esperar do varejo alimentar do futuro?
Graduado em Administração de Empresas pela PUC/SP, pós-graduado em varejo na FGV (Fundação Getúlio Vargas), com extensão universitária em Marketing na ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) e Gestão de Pessoas na BYU USA, Haddad é empresário, palestrante, escritor e fundador da escola de liderança pró-Varejo, atuando com a formação de líderes, pessoas e implementação de processos.
A conversa foi iniciada com o entrevistado falando da história da sua família e sua experiência como proprietário de supermercado. Contou sobre como a dedicação ao negócio fazia com que seus pais passassem a maior parte da sua vida dentro da loja, o que fazia com que dedicassem quase ou nenhum tempo aos filhos. “Meus pais trabalhavam de domingo a domingo, sem folga. E as pessoas da família trabalhavam no supermercado por serem parentes, sem existir uma cobrança ou preocupação se tinham alguma especialização que agregassem valor ao negócio”, relembrou.
Nesse sentido falou da importância da Governança Corporativa hoje nas companhias varejistas, que estabelece papeis e metas para familiares que trabalham nas empresas, uma vez que mais da metade das bandeiras supermercadistas são compostas por negócios familiares. “Hoje o processo de profissionalização, que é cada vez mais comum nas empresas, estabelece papeis e metas. Isso é fundamental para o desenvolvimento e sucesso do negócio”, ressaltou.
Outros pontos importantes da conversa foram sobre o desafio das lideranças hoje no supermercado, bem como a importância de se valorizar profissionais, uma vez que a escassez de mão de obra é um dos principais gargalos do setor nos tempos atuais. “Abílio Diniz já dizia. Se eu perder um bom gerente de loja hoje o que vou fazer? Sentar e chorar, pois será difícil formar outro! É importante valorizar as pessoas, pois elas são os principais ativos do negócio”, relembrou.
Confira o episódio completo:

Gostaria de fazer parte da equipe de trabalho sou técnica de enfermagem com grande conhecimento em áreas de emergência urgência e trauma sou aposentada da Unicamp.Trabalhei lá por 30 anos