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Por Redação
3 de dezembro de 2025

SV TÁ ON: a trajetória do Grupo Boticário e a estratégia no setor varejista

Participaram do episódio Rafael Marconi, VP do canal B2B, e Marcelo Camargo, VP de Trade Marketing

Conduzido por Fabiano Benedetti, diretor de Marketing & Negócios da APAS (Associação Paulista de Supermercados), o destaque do programa foi a história de sucesso do Grupo Boticário no Brasil, que teve início em 1977, quando Miguel Krigsner abriu uma farmácia de manipulação em Curitiba/PR. Durante o episódio, os convidados relembraram o momento em que a companhia resolveu investir no modelo de franquia.

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Implementado em 1980, a estratégia acelerou o crescimento da marca para que ela se tornasse uma das maiores redes de perfumaria do País. “A empresa tem 48 anos, e o Dr. Miguel sempre foi muito empreendedor e visionário. Lá atrás ele já pensava em expandir o negócio, mas não tinha capital. Por isso foi estudar o modelo de franquias, que não existia até então no Brasil. A primeira loja foi aberta no aeroporto de Curitiba e então as comissárias de bordo passaram a conhecer os produtos e levar para suas cidades como presentes. Isso começou a gerar boca a boca, e ele percebeu uma oportunidade para expandir. Isso passou a ser feito através das franquias”, relembrou Marconi.

O executivo da área de B2B ressaltou a importância de a companhia ter franqueados que apostaram no negócio desde o início. “O Boticário é uma empresa empreendedora, com visão de longo prazo e que valoriza muito as relações. Hoje a maioria dos nossos franqueados tem em média 30 anos. Estão aqui porque acreditam no negócio e porque ele é muito bom”, ressaltou Marconi.

Hoje o Grupo Boticário atua em diversos canais, seja no B2B, através de vendas diretas e mesmo no canal supermercadista. “Muitas vezes o supermercadista pede uma ajuda, mas não sabe exatamente o que precisa. Então o nosso papel como indústria é auxiliar. Basicamente podemos ajudar o varejista em três pilares. Primeiro quando falamos de tendências. O segundo tem a ver com perfomance, e de como integrar os dados de sell-in e sell-out, e o terceiro pilar é a execução, que é como eu transmito esse valor percebido para o cliente,”, afirmou Camargo.

Baixe o episódio na íntegra:

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