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Especial
Especial 7 de março de 2024

Parte da família: mercado pet cresce a cada ano no Brasil

Marcas desse setor tem se aproximado cada vez mais do varejo alimentar

Em franca expansão, o setor de produtos Pets no Brasil mostra sua força nos diferentes canais em que atua. O Instituto Pet Brasil (IPB) registrou um faturamento de R$ 67,4 bilhões em 2023, um crescimento de 14% em relação a 2022. Os números colocam o país como o terceiro maior mercado do segmento, atrás somente de Estados Unidos e China.

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O que impulsiona este crescimento seja a maior quantidade de animais de estimação nos lares das famílias, com mais de 54 milhões de cães e gatos, 13% a mais do que dois anos atrás. O e-commerce também teve um papel importante para este cenário, tornando mais fácil o acesso a produtos e serviços destinados aos bichinhos.

De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Produtos para Animais de Estimação, as campeãs de venda no varejo alimentar ainda são as rações, incluindo os petiscos em suas mais variadas texturas. Itens de higiene e beleza aparecem com destaque também, como xampu, condicionadores, escovas e perfumes. Brinquedos e acessórios aparecem na sequência, como bolas, mordedores, coleiras, guias e placas de identificação.

Roberto Valdrighi, gerente de Marketing da Mars Petcare, explica que o portfólio de marcas e produtos de alimentos e petiscos buscam atender às diferentes necessidades nutricionais e de cuidados dos pets (cães e gatos) tendo sempre o cliente como centro do nosso negócio. "O objetivo dessa estratégia é gerar bons negócios para toda a nossa cadeia de clientes. Nesse sentido, investimos em planos colaborativos com os parceiros do varejo para acelerarmos o desenvolvimento da categoria Pet no Brasil, em especial segmentos como os alimentos úmidos e petiscos, que ainda possuem grande espaço de crescimento no país. Além disso, entendemos que o canal supermercadista é um importante canal para continuarmos trazendo inovações de mercado e experiências impactantes para que os shoppers possam tomar a melhor decisão de compra para o seu pet.

Valdrighi ainda destaca que existe um trabalho de gerenciamento de categoria com foco em cada formato no Varejo: Super, Hiper, Cash e Especialista. "Realizamos recomendação de sortimento, de organização das gôndolas, considerando a melhor disposição da categoria para que o shopper tenha uma experiência positiva e o varejo possa ter mais rentabilidade com Petfood". Atualmente a Mars Pet tem um trabalho de GC com 14 clientes parceiros que envolve todo o processo de recomendação (sortimento e fluxo da loja), mapeamento de oportunidades, implementação e diagnósticos.

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Comentários(1)
Wilson Carlos
27 de março de 2024 às 12:20

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