Newsletter
Receba novidades, direto no seu email.
Assinar
Especial
...
Por Redação
15 de abril de 2025

Economia e sustentabilidade integradas

Supermercados podem reduzir custos, melhorar imagem e contribuir com a pauta ESG ao adotarem energia solar de fonte renovável

A busca por fontes de energia mais sustentáveis tem se tornado uma prioridade para diversos setores da economia, e o setor de supermercados não é uma exceção. Um dos principais benefícios da energia solar para supermercados é a redução significativa da fatura de energia elétrica. Ao instalar um sistema fotovoltaico, o supermercado passa a gerar sua própria energia, o que elimina a dependência da compra de energia das concessionárias. Essa redução nos custos operacionais contribui diretamente para o aumento da competitividade e da rentabilidade do negócio.

LEIA TAMBÉM

Para Bruno Chavarry, sócio da ChV Energia, consultoria em energia, com atuação no varejo alimentar, os módulos fotovoltaicos são boas alternativas para economizar. Mas é fundamental avaliar a área disponível para a instalação das placas solares, seja em telhados, coberturas ou áreas externas. “Uma outra solução que tem ganhado popularidade entre os empresários do setor é o uso de carports solares — estruturas de cobertura em estacionamentos com painéis fotovoltaicos. Essa alternativa, além de gerar energia e economia, oferece conforto térmico aos clientes ao proteger os veículos do sol”, recomenda o especialista que já realizou este procedimento em estabelecimentos como a Rede de Supermercado Multimarket e a distribuidora de alimentos Atlas do Iguaçu, ambos no Rio de Janeiro.

O dimensionamento de um sistema solar para supermercados é um processo técnico e deve ser feito com base em uma análise criteriosa do consumo de energia. A primeira etapa envolve a avaliação da fatura de energia elétrica do supermercado. A partir daí, é possível determinar o tamanho ideal do sistema fotovoltaico. Outros fatores, como a utilização de baterias para armazenamento de energia, também podem ser considerados. “Estas baterias permitem que o supermercado tenha uma fonte de energia mais estável, especialmente em situações de apagões ou falhas no fornecimento. Além disso, o armazenamento de energia pode substituir o uso de geradores a diesel, que são prejudiciais ao meio ambiente”, explica.

A adoção de energia solar pode trazer uma valorização da imagem corporativa. Hoje em dia, os consumidores estão cada vez mais atentos às questões ambientais e buscam por marcas que demonstram compromisso com práticas sustentáveis. Supermercados que investem em energias renováveis mostram que se preocupam com o meio ambiente, o que pode resultar na atração de clientes que valorizam a responsabilidade ambiental. Esse tipo de atitude também pode influenciar positivamente a fidelização do consumidor, além de colaborar com a construção de uma reputação sólida no mercado.

Deixe seu comentário