
Por Redação
18 de abril de 2025Sustentabilidade e diversificação na cadeia de fornecimento
O estímulo à compra de produtos regionais e sustentáveis nos supermercados fortalece economias locais e contribui para o equilíbrio ambiental
As parcerias com produtores locais e a valorização da agricultura sustentável são essenciais para a construção de um futuro mais responsável e equilibrado para o planeta. Para os consumidores, essa opção representa uma oportunidade de valorizar indústrias e marcas locais, e com isso fazer com que essas fabricantes se tornem mais competitivas e conquistem “um lugar ao sol”. E ao priorizar a agricultura sustentável, as redes de supermercados não estão apenas oferecendo produtos de qualidade, mas também contribuindo para a manutenção dos solos e recursos naturais. A agricultura convencional, com uso excessivo de agrotóxicos e práticas de cultivo destrutivas, tem um grande impacto negativo no meio ambiente.
Para João Renato Guimarães, fundador da Batata do Johnny, o trabalho que a marca faz com produtores locais traz benefícios econômicos e sociais significativos. “Essa parceria valoriza os agricultores da região, gerando uma fonte de renda estável para eles e suas famílias. Além disso, ao optar por esses produtores, contribuímos para o fortalecimento da economia local e incentivamos a manutenção de práticas agrícolas sustentáveis”, explica.
O empresário ainda comenta que a marca trabalha com produtores rurais do Rio de Janeiro, que garantem as etapas sustentáveis de todo o processo. “O processo de seleção da matéria-prima para a produção das batatas envolve uma atenção especial desde o cultivo até a colheita. A qualidade das batatas é uma prioridade, garantindo que só os melhores produtos cheguem à produção. Nossos parceiros produtores se dedicam a práticas agrícolas responsáveis, controlando cada etapa com o máximo de zelo”, finaliza.
O estímulo à compra de produtos regionais, sendo muitos sustentáveis no varejo alimentar contribui para o desenvolvimento de uma cadeia de fornecimento mais diversificada e inclusiva. Quando um supermercado aposta na comercialização de produtos de pequenos produtores locais, ele não apenas oferece uma alternativa ao mercado massificado, mas também promove o respeito à cultura e aos saberes tradicionais da região. Assim, a valorização de produtos locais e a agricultura sustentável não são apenas uma escolha de consumo, mas uma forma de combater o impacto ambiental, fortalecer as economias locais e garantir um futuro mais equilibrado para todos.