
Por Redação
11 de abril de 2025Desafios e soluções inovadoras para o desperdício no varejo alimentar
Gerenciar perdas no setor alimentício, com o uso de tecnologias e práticas sustentáveis, é essencial para reduzir desperdícios, maximizar vendas e promover economia
A gestão de perdas no setor de alimentos é um desafio constante, especialmente para pequenos empresários que enfrentam limitações de recursos e tecnologias. A correta administração dos processos de recebimento, armazenamento e estocagem de produtos é essencial para minimizar desperdícios e evitar prejuízos financeiros. Nesse cenário, iniciativas que buscam soluções para otimizar esses processos têm se tornado cada vez mais relevantes, tanto para os estabelecimentos quanto para os consumidores.
Para Carlos Eduardo Santos, presidente da ABRAPPE (Associação Brasileira de Prevenção de Perdas), a gestão eficiente de processos para evitar perdas começa com o recebimento e armazenamento adequado dos produtos. No momento de receber, é fundamental fazer uma conferência cuidadosa da qualidade, validade e condições dos itens, garantindo que produtos próximos do vencimento sejam vendidos a tempo para evitar perdas. Para Santos, a estocagem também exige atenção, pois o controle de temperatura, manutenção da cadeia de frio e o correto armazenamento dos produtos são cruciais para preservar a qualidade e reduzir a perecibilidade. Técnicas como o "primeiro que vence é o primeiro que sai" (PVPS) e a utilização de etiquetas para organizar lotes por data de validade ajudam a otimizar o controle de estoque.
Para os pequenos empresários, o presidente reconhece que a limitação de recursos tecnológicos e a falta de ferramentas adequadas para gerenciar processos de prevenção de perdas são desafios constantes. Para ele, o ponto de partida é sempre uma boa gestão de compras. De acordo com o executivo, compreender o comportamento do consumidor, o fluxo de clientes e as variações sazonais pode ser essencial para planejar compras de forma mais assertiva e evitar o desperdício.
De acordo com o Índice de perdas por seção, da Abrappe, rotisserie e comidas prontas representam 6,29% do total de perdas, FLV (frutas, legumes e verduras) 6,03%, padaria e cafeteria 3,61% e carnes 2,91%. Estas categorias só ficam atrás das flores, que representam 11,02%.
Em quatro anos, a Food To Save, ONG que combate o desperdício de alimentos, conectando consumidores a produtos próximos da data de validade ou com pequenas imperfeições, mas ainda consumíveis, salvou 4,9 mil toneladas de alimentos e gerou R$ 30 milhões em receita incremental para seus 9 mil parceiros.
Com 4 milhões de downloads e 1,5 milhão de clientes, a plataforma atua em 12 cidades brasileiras, oferecendo as populares Sacolas Surpresa com descontos de até 70%. Ao promover a venda de alimentos perto do vencimento ou fora do padrão, a Food To Save oferece uma solução inteligente e eficiente, economizando até R$ 100 milhões para seus usuários, e ajudando a transformar a relação entre consumo e produção no Brasil.