
Por Redação
29 de abril de 2025Supermercados têm crescimento de 3% nas vendas durante a Páscoa, segundo ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado)
No varejo como um todo, o aumento percentual foi de 6,4% em relação ao ano passado, melhor índice desde 2019
Os supermercados e hipermercados apresentaram aumento de 3% nas vendas durante a Páscoa, segundo aponta o ICVA (Índice Cielo do Varejo Ampliado) para o período de 14 a 20 de abril de 2025, quando comparado a 25 a 31 de março de 2024. O resultado ajudou a puxar o índice do Varejo Ampliado para 6,4%, que se tornou o melhor desde 2019, demonstrando uma retomada no comércio de Páscoa. No ano passado, o índice havia apontado uma retração de 5% em relação a festividade em 2023.
O desempenho positivo dos supermercados e hipermercados ficou atrás apenas do turismo e transporte, com 12,1% de alta; varejo alimentício especializado, que inclui as chocolaterias e docerias, com aumento de 10,2% e bares e restaurantes, com crescimento de 5%.
O segmento de turismo e transporte ter ficado à frente pode ser um reflexo do calendário, já que o feriado da Páscoa foi seguido pelo de Tiradentes, contribuindo para a realização de viagens. O fato de a comemoração ter caído na terceira semana do mês e não na última, como no ano anterior, também pode ter ajudado a incentivar as compras.
Embora o crescimento nacional tenha sido positivo, supermercados e hipermercados tiveram queda no desempenho nas regiões Norte (-1%) e Nordeste (-3%), sendo compensadas pelas demais. No Sul, o aumento nas vendas foi de 5,1%; no Sudeste, de 4,2% e no Centro-Oeste, de 1,2%.
O recente aumento no preço do chocolate pode ter contribuído para os resultados. “É possível que o aumento do preço do chocolate tenha influenciado o maior valor gasto em compras, uma vez que o preço - e também a inflação - está embutido dentro do volume de compras analisado. Em todo caso, vale reforçar que estamos analisando o volume financeiro total, que inclui tanto preço, quantidade de produtos e mix de produtos comprados”, explica Felipe Baran, gerente executivo de Produtos de Dados e Analytics da Cielo.
De acordo com o estudo, o varejo digital segue se destacando. As vendas via e-commerce tiveram alta de 9,6%, em relação ao feriado do ano anterior, enquanto nas lojas físicas, o crescimento foi de 5,9%, puxado pelos shoppings, que tiveram alta de 11,3%.