
Por Redação
21 de fevereiro de 2022Preço de produtos no varejo alimentar aumentou 13%
De acordo com pesquisa da Dotz, consumidor está pagando mais e levando menos itens da cesta básica para casa
A Dotz, empresa de tecnologia que desenvolve análise de dados de consumo, constatou diminuição no número de itens por cesta de compra. O brasileiro que adquiria 19 produtos por compra em janeiro de 2021, passou levar para casa 17 no mesmo período de 2022. A queda foi de 8%.
Esse dado ocorreu por conta do aumento do preço médio por produto, que fez o consumidor pagar 13% a mais nos itens, na mesma comparação entre períodos.
?Com este estudo da Dotz, pudemos observar que o consumidor está gastando mais dinheiro, mas levando menos produtos para casa. O ticket médio cresceu 4%, chegando a um gasto de aproximadamente R? 130 por compra, em razão do aumento de preços, decorrente de inflação e outros efeitos?, conta o CEO da empresa, Roberto Chade.
Isso mostra que a alta de preços impactou diretamente no comportamento de compra e consumo dos clientes. O reflexo dessa mudança é um crescimento de faturamento do setor em torno de 7%, inferior a inflação do período.
O iogurte apresentou a maior redução na quantidade de itens por cesta das categorias analisadas, contendo alta de 32% no seu preço médio.
Notícias Relacionadas

Consumidor compra menos itens no supermercado no primeiro trimestre de 2023
Leia mais
Vendas de chocolates premium devem crescer 17,6% na Páscoa 2024
Leia mais
Setor de produtos de limpeza cresce em produção no mês de março
Leia mais
Produtos de limpeza apresentam alta de 11,4% no primeiro quadrimestre de 2024
Leia mais
Consumo nos Lares Brasileiros tem alta de 2,62% até setembro
Leia mais
Cesta de Páscoa registrou aumento no preço em relação ao mesmo período...
Leia mais
Setor de supermercados apresentou queda de 5,8% no volume de vendas em...
Leia mais
Produtos de limpeza atingiram US$ 7,5 bilhões em faturamento em 2023
Leia mais