
Por Redação
17 de janeiro de 2025Café com leite registrou alta no preço em 2024
Os itens sofreram inflação de, respectivamente, 43,41% e 19,73% ao longo do ano passado
O famoso café com leite muito consumido no café da manhã, ficou mais caro em 2024, de acordo com o Índice de Preço dos Supermercados (IPS), calculado pela Associação Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com a Fipe. O café em pó e o leite sofreram inflação de, respectivamente, 43,41% e 19,73% ao longo do ano passado.
LEIA TAMBÉM
Arroz e feijão apresentam queda nos preços
Preço do café aumenta mais de 16% em um ano
“O período e o volume das chuvas alterados influenciaram na qualidade dos pastos e, consequentemente, na produção de leite. O preço do lácteo começou a baixar desde outubro, quando houve melhora nas condições para a produção e aumento da oferta”, afirma o economista-chefe da APAS, Felipe Queiroz.
No caso do café em pó, a razão também está centrada nas condições climáticas desfavoráveis. “A elasticidade desse produto é relativamente baixa, então não há por que crer em aumento de demanda doméstica. A escassez de oferta causada, tanto no Vietnã quanto no Brasil, devido a condições climáticas desfavoráveis, é a principal razão para o aumento dos preços no mercado internacional. Além disso, a alta nos preços dos grãos arábica (variedade de café premium) também exerce influência sobre a valorização do robusta.”, explica Queiroz.
Notícias Relacionadas

Mais de 7 mil postos de trabalho temporário foram gerados para a...
Leia mais
Supermercados têm contribuído com estabilidade no setor de varejo
Leia mais
Setor de produtos de limpeza fechou primeiro semestre com crescimento de 10,9%...
Leia mais
Setor de supermercados apresentou queda de 5,8% no volume de vendas em...
Leia mais
Receita do varejo alimentício permanece estável no mês de agosto
Leia mais
Exportações do setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos crescem 7,7%
Leia mais
Setor de supermercados apresentou alta de 1,5% em janeiro
Leia mais
Setor Atacadista Distribuidor registra crescimento de 11,3% em agosto de 2024
Leia mais
Setor de alimentação fora do lar fechou março com aumento de 14,4%...
Leia mais
Cesta de Páscoa registrou aumento no preço em relação ao mesmo período...
Leia mais