
Por Redação
28 de março de 2022Vendas crescem nos supermercados, porém de produtos mais baratos
Em fevereiro o índice geral de ruptura ficou em 10,9%, diante de 11,7% registrado em janeiro
O mês de fevereiro registrou queda na indisponibilidade de produtos nas gôndolas das principais redes de supermercados do país. É o que mostra o levantamento da Neogrid, empresa especializada em soluções para a gestão da cadeia de suprimentos.
No último mês, o índice geral de ruptura ficou em 10,9%, diante de 11,7% registrado em janeiro. A diminuição pode ser explicada pela redução no sortimento de mercadorias nas gôndolas, reflexo de fatores como inflação em alta, perda do poder aquisitivo e instabilidades no mercado internacional de commodities face o conflito Rússia-Ucrânia.
?Tanto do varejo quanto da indústria, a percepção que tivemos é que fevereiro foi um mês melhor em vendas, mas de produtos mais baratos: há essa migração e, quando o consumidor encontra uma oferta, ele acaba comprando mais?, explica Robson Munhoz, CCSO (Chief Customer Success Officer) da Neogrid.
De acordo com Munhoz, nesse sentido, a ruptura caiu não apenas pela busca de produtos mais baratos, mas também porque o sortimento reduziu ? sem a reposição de itens e/ou marcas mais caros, por exemplo. ?Há a redução de sortimento tanto sob um movimento da indústria em querer repassar o menor aumento de preço quanto do próprio varejista. Então, o setor supermercadista, entendendo que não vai vencer a inflação, reduz seu mix de marcas e itens ? e nisso as marcas mais caras somem?, complementa.
O leite foi uma categoria que, de acordo com os dados da Neogrid, registrou menor sortimento, com consequente venda de itens mais baratos, no mês de fevereiro. Devido à redução no preço médio ao longo dos últimos meses, o item vem mantendo tendência de alta no carrinho de compras desde janeiro.
Notícias Relacionadas

Em contramão aos demais itens da cesta básica, açúcar tem aumento de...
Leia mais
Consumo nos Lares Brasileiros cresce 2,59% no 1º trimestre do ano
Leia mais
Brasileiro passa a consumir mais ovos e cai o consumo de carnes...
Leia mais
Setor supermercadista paulista cresceu 3% em faturamento, em 2024
Leia mais
Consumo dentro do lar cresce 8,5% em volume no primeiro trimestre de...
Leia mais
Consumo de chocolate dentro de casa ainda alavanca as vendas da categoria
Leia mais
Supermercados registraram alta nos preços dos ovos e café em fevereiro
Leia mais
Cesta pet registra crescimento de 3,5% no faturamento em 2024
Leia mais
Setor de alimentação fora do lar fechou março com aumento de 14,4%...
Leia mais
Índice projeta aumento nominal nas vendas do varejo para o primeiro semestre
Leia mais
Supermercados registram aumento de 5,2% nas vendas unitárias em setembro
Leia mais