
Por Redação
16 de maio de 2025Estratégia visionária: Cenários futuros do varejo e conceito de foresight foram explorados por painelistas
O ambiente supermercadista enfrenta desafios constantes, exigindo do novo líder respostas rápidas às mudanças do ambiente, e esse foi um dos pontos da palestra que abriu o terceiro dia de Congresso no auditório “Estratégia Visionária”.
“Uma estratégia deve ser clara, mas flexível para possibilitar que a operação se adeque ao novo ambiente e aos novos hábitos do consumidor”, explicou Katrin Wrede, especialista em inovação e estratégia executiva com 25 anos de experiência em multinacionais de bens de consumo, como Unilever, Kimberly Clark e Electrolux. A executiva ainda destacou que o foco do varejo precisa estar em como desenvolver estratégias capazes de proteger o negócio diante de incertezas e oportunidades.
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O profissional também explicou aos presentes o conceito de foresight estratégico e qual a relevância desta prática que ajuda a mapear cenários e orientar escolhas mais seguras em um horizonte de 10 ou mais anos.
Já no painel “Construção de Cenários Futuros”, moderado por Valéria Rodrigues, CEO da Shopper Experience, contou com as presenças de Renan Pessim, country head da dunnhumby no Brasil, Julia Curan, diretora estratégica da Box 1824 e Eduardo Britez, que possui mais de 20 anos de experiência nas áreas de inteligência de mercado e pricing que, entre outros temas, também debateram sobre a importância da projeção de cenários para o sucesso dos negócios.
Todos os painelistas destacaram que a habilidade de imaginar possibilidades futuras e preparar-se para vários rumos, analisando fatores econômicos, sociais e tecnológicos, é determinante para entender e transformar incertezas em rotas estratégicas, criando vantagens competitivas de forma planejada.