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APAS SHOW
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Por Redação
15 de maio de 2025

Desafios na adoção de novas tecnologias

A transformação digital é questão de sobrevivência no varejo

O varejo está passando por uma contínua e acentuada transformação e a grande questão é como manter as operações do dia a dia funcionando perfeitamente ao mesmo tempo em que você abraça a inovação tecnológica? “Em um mercado de margens cada vez mais enxutas e consumidores exigentes, a transformação digital deixou de ser uma boa ideia para se tornar uma questão de sobrevivência”, pontua Carlos Leite, CTO da Letrus e moderador deste painel na APAS Show 2025.

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Inteligência Artificial no Varejo

Eduardo Terra, cofundador da BTR-VARESE e sócio da Hi-Partners Venture Capital, que abriu o terceiro dia de palestras do auditório falando da importância dos algoritmos para otimizar o mix de produtos, antecipar tendências e personalizar ofertas para o cliente. Ele trouxe exemplos de uso da I.A. que melhoram a eficiência do varejo e aproximam a experiência dos clientes, e, ainda, falará sobre os desafios de implementação da inteligência artificial nos processos e na rotina das equipes. “O que posso garantir para todos é que a inteligência artificial vai mudar as novas vidas. Concentre-se em estudar sobre tema”, diz Terra.

O primeiro ponto é saber onde se encaixa IA no uso da tecnologia do dia a dia do trabalho: a transformação digital do varejo vai se dar por meio da jornada: cultura digital, estrutura organizacional e novos modelos de gestão, arquitetura de tecnologia, uso intensivo de IA, comunicação digital, canais digitais e omnicanalidade e o novo pap da loja. “A estratégia de dados é crucial para obter valor”, diz.

Em segundo plano: Por que a IA, que nasceu em 1950, só agora teve essa explosão? Por muito tempo, a IA ficou restrita a alguns setores. Em 2022, acontece o lançamento do chat GPT que passa a falar nossa língua, não mais pela linguagem da programação, assim permite o acesso em massa, além da geração de dados, capacidade de armazenamento, circulação de dados e conectividade, segundo Terra.

A aplicação no varejo pode se dar em várias áreas como precificação, crédito e cobrança, expansão da loja, logística e transporte, atendimento ao cliente, sortimento, personalização de promoções entre outros.

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Big Data para Tomada de Decisão

De nada adianta uma grande quantidade de dados disponíveis no varejo sem a destinação correta e interpretação que gere relevância. Como reunir, analisar e aplicar o Big Data para decisões mais rápidas e confiáveis foi o mote da palestra, conduzida por Fábio Camparini, que apresentou exemplos de como a análise de dados e sua utilização para apoiar estratégias assertivas. “Só 5% das nossas decisões do dia a dia são pensadas, o restante são automáticas e se tornam hábitos que determinam os nossos resultados. Não dá tempo de parar para pensar”, diz Camparini, sobre o uso mecânico dos dados que passou a ser algo muito importante, mas que precisa ser utilizado da melhor maneira para a tomada de decisão. “Os dados ‘falam’ e por ele entendemos as causas e os efeitos das nossas ações. Precisamos aprender a ler os dados “, conta.

Novas Tecnologias na Geração de Valor

Livia Seabra, diretora de Emerging Channels da Mondelēz aborda como as inovações, ques urgem a todo momento, nem sempre geram os resultados esperados, com a mediação de Andrés Stella, COO da Yalo, para tratar de como escolher, implantar e adaptar tecnologias ao negócio, bem como a adoção de novas tecnologia.

O B2B é responsável por 80% da receita do canal digital da Mondelez, segundo Livia. No ranking mundial da companhia, o Brasil é o primeiro no B2B. São 80 distribuidores, tanto físicos como online. A executiva conta que o canal farma tem sido mais explorado pela empresa nos últimos anos. “Dentro do B2C estão os marketplaces como Mercado Livre, Amazon, Ifood entre outras”, explica Livia. A Mondelēz almeja a liderança na categoria de snacks, por isso a estratégia no digital para alcançar mais consumidores.

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