Varejo
Varejo 12 de maio de 2023

Supermercados devem ter maior alta de vendas no país durante o dia das mães, diz pesquisa

CNC prevê crescimento de 0,6% no período e GPA se prepara com flores e plantas

O setor supermercadista mostra mais uma vez a sua força e relevância no cenário nacional diante dos números divulgados pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) sobre a expectativa de vendas para o Dia das Mães em 2023. No geral, a estimativa da CNC é de queda de 4,1% no volume em relação ao mesmo período do ano passado.

LEIA TAMBÉM
Flores e plantas entram no mix de produtos dos supermercados e ajudam no faturamento de lojas
Enxuto Supermercados promove roda de conversa sobre os desafios da maternidade

Separando por setor, a maior alta é esperada nos hiper e supermercados do país, com 0,6% a mais do que o ano passado, somando R$ 1,87 bilhão. De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, a data é esperada pelos empresários de diversos segmentos impactados pelo Dia das Mães, tanto é que o período é considerado o Natal do primeiro semestre no varejo brasileiro.

A vantagem do setor varejista em relação aos demais é real porque a taxa média de juros do primeiro trimestre deste ano registrou o maior índice dos últimos cinco anos, segundo o Banco Central. Desta forma, os segmentos como eletroeletrônicos, informática e eletrodomésticos devem ser mais afetados por depender mais das condições de crédito.

GPA se prepara com flores e plantas

Uma pesquisa feita pela Conversion com 400 brasileiros mostra que a intenção de compra deve crescer 3,8% em relação ao último ano, no período de Dia das Mães em 2023. De acordo com o estudo, 94% dos consumidores vão presentear suas mães, com 46% deles optando por produtos cosméticos, além de moda e acessórios (44%), calçados (28%), celulares (25%) e flores e plantas (24%).

Apesar de aparecer em último lugar entre os itens com maior chance de se tornar o presente das mamães, as plantas e flores ganham cada vez mais espaço nos supermercados e, segundo Robson Parreiras, diretor comercial do GPA, a rede se prepara com logística especial para o período de Dia das Mães. "Nos preparamos com uma logística especialmente criada para a categoria. O Pão de Açúcar e o Mercado Extra contam com uma operação 100% dedicada a flores?, conclui.

Deixe seu comentário