Varejo
Varejo 5 de julho de 2023

Redes de supermercados do Nordeste se preparam para oportunidades em período de festa julina

GBarbosa e Grupo Mateus, que atuam na região, apostam em mix de produtos específicos e uso correto do espaço físico como estratégia

O período de festas julinas já começou no Brasil e, no nordeste do país, as redes de supermercados sabem muito bem como aproveitar a época para aumentar as vendas no PDV. O GBarbosa e o Grupo Mateus, por exemplo, são duas empresas com o DNA nordestino e que se preparam para atrair cada vez mais consumidores para suas lojas. Segundo o diretor de operações do GBarbosa, Marcus Fernandes, nesta época a rede oferece apresentações de trio sanfoneiro em seis lojas. Já o Grupo Mateus, presente em nove estados nordestinos, aposta nas ativações, desde a decoração temática até a degustação de produtos.

De acordo com Fernandes, os preparativos para nas lojas GBarbosa no nordeste vão além da música, trazendo também promotores caracterizados e treinados para explicar, tirar dúvidas dos consumidores e ativar o uso do aplicativo da rede. ?Desenvolvemos uma campanha valorizando cada detalhe da festa mais tradicional da região, convidamos os principais parceiros para falar de estratégia e estimular as indústrias a trazerem ativações e personalizações de pontos extras e contemplar mais lojas da rede?, explica o diretor de operações do GBarbosa.

Durante o período de festas julinas, a rede GBarbosa se preocupa em manter as lojas abastecidas com os produtos mais procurados, principalmente aqueles que fazem parte do cardápio típico da festa. ?Aumentamos a quantidade disponível dos itens relacionados a produção de comidas típicas com uma dinâmica de reposição para reabastecimento mais frequente. Acompanhamos a performance de venda dos principais itens sazonais para avaliar a necessidade de reabastecimento na loja?, diz Marcus Fernandes.

Mix de produtos e espaço de vendas

Para evitar a ruptura nas gôndolas do PDV neste período, as lojas do Grupo Mateus procuram manter o mix ideal de produtos com logística e trabalho de parceria com os fornecedores. ?Construímos uma programação com bastante antecedência para garantir as entregas. Trabalhamos também junto à indústria, para que ela consiga receber o pedido e nos entregar tudo dentro do prazo?, conta Edson Garcia, diretor de trade marketing do Grupo Mateus. 

Nas lojas GBarbosa, o mix de produtos para as festas julinas é baseado em orientação ao cliente e sazonalidade. ?Assim os consumidores conseguem encontrar os ingredientes para criar seus quitutes juninos e levar para casa alguns itens já prontos, disponíveis em nossas padarias?, comenta Marcus Fernandes. ?O mix ideal de produtos em nossas lojas se constrói com o tempo e, principalmente, ouvindo o consumidor. A própria indústria nos ajuda na orientação do mix trazendo opções. É uma construção diária, de diálogo constante com o fornecedor e com nossos clientes?, ensina Edson Garcia, diretor de trade marketing do Grupo Mateus.

Garcia acredita que o grande desafio de uma loja neste período é encontrar as melhores formas de aproveitar o espaço físico e as gôndolas para montar campanhas criativas e que complementam a experiência do consumidor. ?Junto com o setor comercial e marketing, definimos o mapa da campanha e os espaços que serão explorados nas lojas para envolver o cliente com a simbologia cultural e, ao mesmo tempo, sem desviar o foco de outros produtos que também são de alta procura?, completa o diretor do Grupo Mateus.

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