
Por Redação
23 de julho de 2025Dia dos Pais 2025: consumo se reinventa com presenteáveis que geram experiência
Comemorado na segunda semana de agosto, o maior pico de vendas ainda ocorre próximo a data
O Dia dos Pais, que em 2025 será comemorado no dia 10 de agosto, tem ganhado novos contornos no varejo. Longe do estereótipo dos presentes óbvios como ferramentas e eletrônicos, o perfil do consumidor evoluiu e com ele, as expectativas para as campanhas da data, segundo Luis Fernando Gomes, diretor da ABComm.
LEIA TAMBÉM
Supermercados ajudam consumidor a fazer festa
Canal de supermercado impulsiona as vendas de conhaque e whisky, trazendo para a categoria, novos públicos
“Homens cada vez mais atentos ao autocuidado, à moda e à saúde têm impulsionado o crescimento de novas categorias de consumo”, diz Gomes. Além da mudança no perfil dos presentes, o comportamento de compra também tem mudado. O maior pico de vendas ainda ocorre próximo à data, mas um segundo volume expressivo foi registrado 11 dias antes da celebração, indicando maior planejamento e organização dos consumidores, um dado importante para o varejo físico e digital.
Segundo Fabio Saito, gerente de compras da rede Covabra, a expectativa é de crescimento de 10% nas vendas do segmento de bebidas em relação ao mesmo período do ano anterior. “A data tem forte apelo emocional, mas também representa uma excelente oportunidade de negócio, especialmente com produtos voltados ao público masculino, como cervejas artesanais, whiskies, gins e vinhos”, afirma.
Os kits prontos com esses produtos têm ganhado espaço nas prateleiras, reforçando a tendência de consumo prático e sofisticado. Os itens para churrasco também compõem o mix, alinhados ao comportamento do consumidor, que costuma celebrar a data com almoços em família.
“Sabemos que o Dia dos Pais é um momento de expressar amor e fortalecer vínculos. Nossa campanha busca traduzir essa emoção, oferecendo produtos relevantes, ambientes acolhedores e condições que tornam cada celebração ainda mais especial”, afirma Mariana Costantini, gerente de trade marketing.
Exemplo, da Estrella Galicia que aposta na conexão emocional com os pais. Nesse cenário, marcas que conseguem se alinhar ao lifestyle dos pais contemporâneos saem na frente. A cervejaria espanhola, tem consolidado sua presença no mercado brasileiro com uma identidade própria e forte apelo emocional.
“Nossa proposta é estar onde há paixão e performance, dois elementos que fazem parte do DNA da Estrella Galicia”, afirma Renata Cecco, diretora de marketing da marca no Brasil.
A marca se conecta com o universo masculino de forma autêntica, especialmente por meio do esporte.